Imunização

GRIPE H3N2: Ministro anuncia vacina para H3N2; Quando vai ter? Vacina H1N1 protege contra H3N2? Veja últimas notícias

A gripe H3N2 provocou um surto em diversas cidades do Brasil

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 06/01/2022 às 10:27
Notícia
Reprodução
Surto de gripe H3N2 tem preocupado população. Vacina pode estar a caminho - FOTO: Reprodução

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre a vacina da gripe H3N2, durante coletiva para anunciar a inclusão de crianças no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19.

Segundo ele, a equipe do Ministério da Saúde está acompanhando os casos para avaliar o impacto. O mesmo vale para casos de flurona, nome dado à infecção simultânea pelo novo coronavírus (covid-19) e pela cepa H3N2.

Tem vacina para H3N2?

Por causa do surto da nova gripe, a Influenza H3N2, muitas pessoas estão correndo para postos de saúde em busca de vacinação contra a gripe.

No entanto, a vacina que temos atualmente, apesar de ajudar a combater diferentes cepas da influenza, não protegem especificamente contra a H3N2.

“Ainda não temos essas vacinas específicas. Elas só chegam no final do primeiro trimestre. A OMS [Organização Mundial da Saúde] indica a cepa, e a vacina tem que ser produzida”, justificou o ministro da Saúde.

Quando vai ter vacina para H3N2?

As vacinas para a nova cepa do vírus influenza, denominada H3N2, a 'nova gripe', deverão chegar ao país em março, segundo Queiroga.

Em sua conta na rede social Twitter, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, destacou a circulação da variante e confirmou que a pasta tem registrado casos de H3N2 em diversos estados.

“Por isso recomendamos que todos os cuidados relacionados à saúde sejam priorizados”, disse Cruz. O uso de máscaras e a higienização das mãos ainda são sumariamente importantes”, completou.

Vacina H1N1 protege contra H3N2?

As vacinas disponíveis não protegem contra a gripe Influenza H3N2, nova cepa responsável pelos casos registrados.

O Instituto Butantan, responsável pelas vacinas contra a gripe, deve iniciar a produção de vacinas atualizadas contra a nova variante ainda em janeiro.

Como tratar H3N2? Gripe, sintomas e tratamento

Segundo médicos ouvidos pelo UOL, o tratamento contra a H3N2 deve ser feito com medicamentos que combatam os sintomas da nova gripe.

A obstetra obstetra Monique Novacek reforçou que é preciso manter todos os cuidados da pandemia, lavar as mãos, evitar aglomeração, usar máscara, para evitar se contaminar.

No caso de sintomas, é preciso procurar imediatamente uma unidade médica. "Vocês que têm o mínimo sintoma de febre, dor de garganta, mal estar, tosse, procure uma unidade de saúde, não deixe passar muito tempo", alertou a médica.

Medicação para H3N2

As medicações para a gripe H3N2 são aquelas que combatam diretamente os seus sintomas. No entanto, a recomendação é que sempre se procure um médico ou especialista. A automedicação é arriscada e pode provocar problemas de saúde.

Outra dica é, caso você não esteja com sintomas de gripe, tomar a vacina contra a gripe. Ela ajuda a combater os vírus da Influenza.

Os principais sintomas da H3N2 são coriza, tosse, for de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. No entanto, em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados.

 

Tem teste para Influenza H3N2? 

O teste para detectar a influenza A H3N2 é parecido com da covid-19, ou seja, por coleta de material nasal.

Por conta disso, para ajudar no diagnóstico dos casos, a Secretaria de Saúde do Recife passou a processar todos os testes do tipo RT-PCR colhidos em pessoas sintomáticas tanto para covid-19 como para influenza.

Além disso, quem tiver sintomas gripais pode procurar nas farmácias o teste 3 em 1m, que é capaz de identificar se a pessoa está com o novo coronavírus ou influenza A e B.

O teste farmacêutico é realizado por meio de uma amostra coletada pelo nariz, pela nasofaringe ou pela orofaringe. Ele identifica a presença de antígenos virais do coronavírus e da influenza, e leva 15 minutos para apresentar os resultados.

O teste 3 em 1 é indicado para três situações bem específicas: quando o paciente tem sintomas de influenza; para pessoas com sintomas de covid entre três a seis dias; ou para uma pessoa assintomática que teve contato com um doente.

Apesar de identificar a presença do coronavírus ou da influenza, o teste 3 em 1 não identifica a carga viral do paciente e nem qual variante dos vírus está presente.

Onde realizar o teste para H3N2 no Recife?

A Secretaria de Saúde do Recife oferece oito pontos fixos de testagem gratuita que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro
  • Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério
  • Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela
  • Upinha Vila Arraes, na Várzea
  • Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado
  • Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira
  • Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição
  • Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura

 

Como saber se estou com H3N2?

Os principais sintomas da H3N2 são coriza, tosse, for de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. No entanto, em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados.

Gripe é perigoso?

Sim, a gripe é uma doença perigosa, inclusive a nova cepa. Em casos graves, o vírus Influenza A H3N2 pode matar. Estados brasileiros já registraram óbitos causados pela gripe H3N2.

Como é a transmissão da Influenza H3N2? 

De acordo com o médico Felipe Duarte, gerente de Pacientes Internados e Práticas Médicas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou à revista Veja que quem apresentar os sintomas da variante deve ficar sete dias em isolamento.

Ainda segundo o especialista, é importante que o paciente procure repousar, mantenha a boa alimentação, hidrate-se e utilize medicamentos para amenizar dores e febre.

Com informações da Agência Brasil

Comentários