DINHEIRO

Saque-aniversário do FGTS 2022: veja o calendário, se tem direito e saiba como funciona

9,8 milhões optaram pela modalidade no ano passado.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 07/01/2022 às 17:45 | Atualizado em 07/01/2022 às 17:46
Notícia
Arquivo/Agência Brasil
empréstimo auxílio Brasil; Auxílio Brasil; empréstimo consignado auxílio Brasil; calendário bolsa família; bolsa família; - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Trabalhadores nascidos no mês de janeiro podem efetuar a retirada anual do saque-aniversário do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 

>>PIS/Pasep 2022: Novo calendário liberado? Veja tabela de pagamentos, datas e quem vai receber

O prazo foi iniciado nesta semana e se estende até o final de março de 2022. A modalidade é opcional e permite uma retirada anual de parte do saldo das contas ativas e inativas do FGTS.

Pelas regras, os trabalhadores devem informar o interesse pelo saque aniversário até o último dia do mês de seu aniversário para receber no mesmo ano de adesão, podendo realizar a retirada até dois meses após o mês de aniversário.

A adesão é voluntária e os saques podem ser feitos pelo App FGTS, pelo site do FGTS e pelo internet banking da Caixa – não é preciso ir até uma agência bancária.

Calendário Saque-aniversário do FGTS 2022

O saque-aniversário foi criado em 2019. No ano passado, 9,8 milhões optaram pela modalidade, contra 9,7 milhões em 2020.

Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março
Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
Nascidos em março – saques de março a maio
Nascidos em abril – saques de abril a junho
Nascidos em maio – saques de maio a julho
Nascidos em junho – saques de junho a agosto
Nascidos em julho – saques de julho a setembro
Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022
Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022

Quem tem direito ao saque-aniversário FGTS 2022

O saque-aniversário foi criado para ser mais uma oportunidade de resgate das contas do FGTS. Por essa modalidade, o trabalhador pode fazer uma retirada por ano de parte do valor das contas do Fundo de Garantia de acordo com o mês em que nasceu, mas perde direito à retirada do saldo total de sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Portanto, tem direito apenas à multa rescisória de 40% do valor do FGTS.

O saque-aniversário só é liberado para o trabalhador que comunica à Caixa que quer receber os valores anualmente. Do contrário, ele só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei, entre elas compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa – veja aqui todas as situações

Comentários