benefício

Auxílio Gás: pagamentos começam a ser realizados; confira datas e quem tem direito ao benefício

O calendário do Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás dos brasileiros, de 2022 já foi liberado

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 11/01/2022 às 16:45 | Atualizado em 18/01/2022 às 11:58
Notícia
DAY SANTOS/JC IMAGEM
VALE-GÁS PAGA A CADA DOIS MESES VALOR EQUIVALENTE A UM BOTIJÃO DE GÁS DE COZINHA - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

O calendário do Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás dos brasileiros, de 2022 já foi liberado.  Neste mês de janeiro, é estimado que 5,5 milhões de famílias integrantes do Programa Auxílio Brasil sejam beneficiadas.

Auxílio Gás e Auxílio Brasil: veja se recebe algum benefício hoje, 18 de janeiro, e tire dúvidas

> AUXÍLIO GÁS 2022: Calendário começa hoje; Como faço para receber? Como se cadastrar? Quem recebe o Auxílio Brasil vai receber o vale gás?

Abono salarial do PIS/Pasep, Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Auxílio Emergencial, FGTS: veja se recebe algum benefício nesta semana

O Auxílio Gás paga às famílias um valor equivalente a, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência de um botijão de 13 quilos, nos últimos seis meses.

Assim, segundo os valores atuais, o benefício tem o valor de R$ 52. O Auxílio Gás é pago por bimestre, ou seja, a cada dois meses.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Os critérios para receber o Auxílio Gás são:

  • famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para fins de implantação do Auxílio Gás, excepcionalmente nos primeiros 90 dias terão prioridade de pagamento do benefício, nessa ordem:

  • beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Não serão computados como renda mensal da família benefícios concedidos pelo Auxílio Brasil. O recebimento de outros auxílios não é impedimento para o Auxílio Gás. Não é necessário prestar contas do recurso transferido.

A partir do próximo exercício, o programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) sejam atendidos.

Como sacar o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás será depositado em conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal, conta Poupança Caixa Fácil ou Plataforma social, sendo disponível para o saque com cartão social.

Além disso, é possível sacar o benefício sem cartão. Para isso, é preciso escolher a opção "saque sem cartão" no aplicativo Caixa Tem, gerar código para saque, informar o valor desejado e digitar a senha.

Depois, o próximo passo é só ir até um caixa eletrônico ou em uma casa lotérica e informar o código para receber o Auxílio Gás.

Calendário do Auxílio Gás 2022

A primeira parcela do programa foi disponibilizada em 27 de dezembro de 2021, para 108 mil famílias que sofreram com as recentes chuvas fortes nos estados de Minas Gerais e Bahia. Os demais beneficiários começam a receber agora em janeiro de 2022.

O calendário do Auxílio Gás 2022 segue o calendário de pagamentos do programa Auxílio Brasil e a data de pagamento depende do final de NIS do beneficiário.

Lembrando que o Auxílio Brasil é pago todos os meses e o Auxílio Gás é pago a cada dois meses. Confira abaixo o calendário completo do Auxílio Gás 2022:

Divulgação/Governo Federal
Calendário do Auxílio Brasil 2022 completo - Divulgação/Governo Federal

Comentários