Pandemia de covid-19

Novo protocolo contra a covid-19 começa a valer nesta sexta (14) com mais restrições; veja o que muda em Pernambuco

Pernambuco começa a adotar novo protocolo em meio a temor de desabastecimento de testes de covid-19

Karina Albuquerque Lucas Moraes
Karina Albuquerque
Lucas Moraes
Publicado em 14/01/2022 às 6:49 | Atualizado em 15/01/2022 às 9:44
Jailton Júnior/TV Jornal
Confira como irá funcionar o comércio no Grande Recife durante o feriado da Data Magna Pernambucana. - FOTO: Jailton Júnior/TV Jornal

atualizada às 9h44 de 15 de janeiro

O governo de Pernambuco adota, a partir desta sexta-feira (14), medidas mais restritivas para circulação de pessoas em ambientes propícios à aglomeração, por causa do avanço dos casos de covid-19.

O momento faz com que seja necessária a adoção das medidas. Por causa do aumento de casos de covid-19, os laboratórios de medicina diagnóstica podem não estar preparados para mais pressão na demanda por testes.

A associação das empresas já alerta para o maior rigor na triagem para realização dos testes, visando à evitar o desabastecimento.

O que mudou por causa da covid-19?

Serviços de alimentação e bebidas, como bares e restaurantes, cinemas, teatros e até grande eventos, a depender da quantidade de público, exigem o comprovante vacinal completo e teste negativo para a covid-19, a partir de hoje.

As medidas são válidas até o dia 31 de janeiro.

  • A partir desta sexta-feira (14), será exigida a apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus.
  • Já os eventos terão a capacidade máxima reduzida para três mil pessoas e, além da exigência de comprovação de duas doses, será preciso apresentar um teste negativo para covid-19. 
  • Nos serviços de alimentação, será exigido o passaporte vacinal com duas doses ou dose única para pessoas até os 54 anos de idade e, a partir dos 55, também o reforço.
  • A quantidade de pessoas por mesa não pode passar de 20. A medida é válida para restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive de shoppings e centros comerciais.
  • Nos cinemas, teatros e museus, a regra do passaporte vacinal é a mesma dos serviços de alimentação. Também deve ser respeitado o distanciamento de 1 metro entre pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar.
  • Caso haja mais de 300 pessoas no ambiente, ainda será exigida a apresentação de um teste negativo para covid-19, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.

ARTES JC
jc_cid0114_eventos - ARTES JC

  • Para eventos, houve uma redução no público permitido. Agora, o limite é de até 3 mil pessoas em locais abertos, de 1 mil em espaços fechados ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor.
  • Além da comprovação vacinal completa, para quem tem até 54 anos, e o reforço para quem tem a partir de 55, eve-se apresentar teste negativo para a covid, em eventos com mais de 300 pessoas (teste com 24 horas de antecedência no caso do teste rápido de antígeno e 72 horas para RT-PCR)

Pode haver um colapso nos testes de covid-19

Embora necessárias, as medidas devem levar mais gente em busca da realização de testes, tanto antígeno quanto RT-PCR, e esse acréscimo, na demanda que já tem sido fora do previsto, pode levar a um colapso no atendimento. 

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) já alertou esta semana que, assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização desses exames.

"Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento", alerta o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik. 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) já apresentou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com demandas com outras demandas e também "o aporte de recursos financeiros para abertura, no menor tempo possível, de pontos de testagem em massa para acesso de primeiro contato de toda a população".

A Abramed já recomendou a priorização de pacientes para efetuarem os testes, segundo uma escala de gravidade.

"O ideal seria seguirmos testando todo mundo que se expôs de alguma forma, porém, com o cenário que vislumbramos a curto prazo, recomendamos fortemente que sejam submetidos a testes apenas os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas" reitera Shcolnik.

Ele cita, entre esses pacientes, os hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais.

Scholnik recomenda ainda uma parada em testes em alguns grupos de pessoas. "Cessando a testagem de contactantes, assintomáticos e pessoas com sintomas leves, que devem permanecer em isolamento até que o cenário seja normalizado, deixando a possibilidade de teste para os pacientes mais críticos", afirma.

Estoque de testes de covid-19 em Pernambuco

Em coletiva de imprensa, na última terça-feira (11), o secretário de Saúde do Estado, André Longo, afirmou que o Estado está abastecendo os municípios com testes. 

"Nós temos testes rápidos. Estamos abastecendo os municípios. Adquirimos mais de um 1 milhão de testes, e temos testes que estão sendo prometidos pelo Ministério da Saúde. Alguns já vieram, mas a última vez que vi o nosso estoque, ele estava na casa dos 600 mil testes ainda, testes de antígeno", disse o secretário.

Quanto aos testes RT-PCR disponíveis na rede pública, o secretário garantiu, na ocasião, ter uma quantidade para "vários meses".

"A gente não tem problema de testes, por aqui, mas queremos mais testes. Queremos que municípios testem cada vez mais. A gente precisa testar assintomático, não só quem tem sintomas", afirmou.