Imunização

Covid-19: Pernambuco recebe mais 60 mil vacinas para crianças de 5 a 11 anos

Pernambuco já recebeu 17.380.903 doses de vacinas contra a Covid-19. Agora, chega a hora de vacinar as crianças

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 18/01/2022 às 7:07
Notícia
Lucas Rezende/Arquivo SES-PE
Vacinas infantis contra a covid-19 chegam a Pernambuco - FOTO: Lucas Rezende/Arquivo SES-PE

Chegou a Pernambuco, na madrugada desta terça-feira (18), a segunda remessa de vacinas da Pfizer/Comirnaty para crianças entre 5 e 11 anos. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos já começou, no Estado.

As novas 60 mil doses chegaram no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) por volta das 6h10, após aterrissarem no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 1h20.

> Pode beber depois da vacina? Essa foi a pergunta mais feita ao Google em 2021; veja a resposta

Neste momento, os imunizantes estão sendo checados e armazenados pela equipe técnica da secretaria estadual de Saúde.

Ainda na manhã desta terça, haverá encontro do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e, em seguida, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para pactuação entre Estado e os municípios para uso dessa nova leva de doses.

Quem recebe as vacinas contra a covid-19 primeiro?

Atualmente, já estão sendo beneficiados os meninos e meninas com doença neurológica crônica e com distúrbios do desenvolvimento neurólogico, priorizando a síndrome de down, o autismo e indígenas.

"No início da campanha de vacinação contra a Covid-19 para adultos, com o número de doses aquém do necessário, precisamos tomar decisões em conjunto com os municípios para criar uma ordem de prioridade para a vacinação", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Segundo ele, está havendo uma avaliação de grupos com maior risco. "Apesar do número baixo de doses, precisamos nos esforçar para usar o que estamos recebendo e, consequentemente, imunizar com agilidade nossos meninos e meninas", explica.

Onde acontece a vacinação contra a covid-19 para crianças?

A vacina contra a Covid-19 estará disponível para as crianças de cinco a 11 anos nos postos e pontos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que acompanhadas pelo pai, pela mãe ou responsáveis.

O que precisa para vacinar as crianças contra a covid-19?

No ato da imunização, será exigida a apresentação de um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante.

A estimativa é de que o público entre cinco e 11 anos seja de 1,1 milhão, em Pernambuco.

Balanço da vacinação contra a covid-19 em Pernambuco

Do início da campanha de vacinação contra a covid-19, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 17.380.903 doses de vacinas contra a Covid-19.

Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 7.623.720 da Pfizer/BioNTech; 120.000 doses da vacina pediátrica da Pfizer e 305.510 da Janssen.

Comentários