Vulcão

Erupção de vulcão e tsunami em Tonga: Ondas gigantes, gás, chuva ácida, vilarejos destruídos; veja imagens e últimas notícias sobre "desastre sem precedentes"

Tonga tenta acelerar chegada de ajuda humanitária, após erupção de vulcão e tsunami causarem prejuízos

Karina Albuquerque AFP
Karina Albuquerque
AFP
Publicado em 19/01/2022 às 9:30 | Atualizado em 19/01/2022 às 9:34
Notícia
HANDOUT / © 2022 PLANET LABS PBC. / AFP
Erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haa'pai - FOTO: HANDOUT / © 2022 PLANET LABS PBC. / AFP

A erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha'apai expeliu uma nuvem de fumaça de 30 quilômetros de altura, capturada por satélites, lançando cinzas, gás e chuva ácida sobre grandes áreas do Pacífico.

A erupção do vulcão em Tonga também provocou um tsunami que causou destruição e atingiu a costa de Estados Unidos, Japão e Chile.

Limpeza de aeroporto em Tonga

Tonga acelerava, nesta quarta-feira (19), seus esforços para limpar as cinzas de seu principal aeroporto, a fim de permitir a chegada de ajuda humanitária ao país, que passou por um "desastre sem precedentes", após uma poderosa erupção vulcânica, no sábado (15).

Austrália e Nova Zelândia têm aviões militares prontos para enviar suprimentos de emergência para o arquipélago. Ainda não podem voar, porém, devido ao acúmulo de cinzas vulcânicas na ilha principal, que pode colocar as aeronaves em risco.

Uma camada de 5 a 10 centímetros de cinzas se acumulou na pista do aeroporto da ilha principal de Tongatapu, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), que está confiante de que poderá ser limpo em breve.

"Pensávamos que estaria operacional ontem, mas não foi completamente limpo, porque mais cinzas estão caindo", declarou Jonathan Veitch, coordenador das Nações Unidas para esta crise.

"Eles estão limpando a um ritmo de 100-200 metros por dia. Isso significa que devem terminar hoje", quarta-feira, acrescentou.

Um navio australiano com ajuda de emergência deve partir em breve para as ilhas, embora a viagem seja de cinco dias no mar. Dois navios neozelandeses partiram na terça-feira, com equipes de resgate e suprimentos de água e devem chegar em dois dias.

HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP
Ilha de Nomuka, uma das mais próximas do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai - HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP

Erupção de vulcão e tsunami em Tonga

Em Tonga, a subida do nível do mar atingiu "até 15 metros", informou o governo deste país, em um comunicado.

Pelo menos, três pessoas morreram, e várias ficaram feridas, acrescentou o governo, chamando o fenômeno de "desastre sem precedentes".

A atividade do vulcão teve repercussões em todo Pacífico. As ondas anormais causaram um derramamento de óleo no Peru, com uma mancha de, pelo menos, 18 mil metros quadrados, que afeta praias, áreas protegidas e fauna marinha, na província de Callao.

HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP
Tonga após erupção de vulcão - HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP

Vilarejo destruído em Tonga

Em Tonga, o governo disse que um vilarejo na Ilha Mango foi completamente arrasado pela onda gerada pela erupção. Outros têm apenas algumas casas de pé.

Em seu comunicado, as autoridades informam sobre o envio de equipes de resgate para retirar os habitantes das áreas mais afetadas, bem como navios do Exército com profissionais de saúde e suprimentos de água, alimentos e barracas.

AFP PHOTO / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE
DESTRUIÇÃO EM TONGA - AFP PHOTO / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE

Tonga sem comunicações internacionais

O balanço dos danos é dificultado pela queda nas comunicações internacionais de Tonga, após o rompimento de um cabo submarino, cuja reparação pode demorar, pelo menos, quatro semanas.

 

Tonga foi praticamente isolada do mundo, desde a erupção, e depende de telefones via satélite para se comunicar com o mundo exterior. A situação pode continuar assim por pelo menos um mês.

"A empresa de cabos americana SubCom diz que levará pelo menos quatro semanas para reparar o cabo de conexão de Tonga", informou o Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia em um comunicado.

 

 

AFP PHOTO / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE
DESTRUIÇÃO EM TONGA - FOTO:AFP PHOTO / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE
HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP
Ilha de Nomuka, uma das mais próximas do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai - FOTO:HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP
HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP
Tonga após erupção de vulcão - FOTO:HANDOUT / NEW ZEALAND DEFENCE FORCE / AFP