BBB 22

SAÚDE DO PELÉ: Veja como está o Rei do Futebol e como funciona tratamento de câncer, além das últimas notícias sobre o ex-jogador

Pelé está sendo acompanhado de perto por equipe de médicos de um dos melhores hospitais particulares da América Latina

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 22/01/2022 às 12:23 | Atualizado em 22/01/2022 às 12:29
                              Divulgação Santos FC
Pelé está internado para conter uma série de doenças - FOTO: Divulgação Santos FC

Em tratamento contra o câncer, Pelé está sendo acompanhado por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, um dos centros de maior referência no tratamento da doença na América Latina. Foi nesse hospital, por exemplo, que os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff foram tratados de seus cânceres. A apresentadora de TV Hebe Camargo, que morreu em 2012, também foi hospitalizada no Einstein para tratar um tumor na região do abdômen. 

No boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital, ficou clara a atenção que Pelé está recebendo. A nota foi assinada por três médicos: Dr. Fabio Nasri, Dr. Rene Gansl e Dr. Miguel Cendoroglo Neto. Nasri é geriatra e endocrinologista, Gansl é oncologista, enquanto Miguel Cendoroglo Neto é o diretor-superintendente Médico e de Serviços Hospitalares do Einstein. 

Tratamento de Pelé

Pelé, que tem 81 anos de idade, está em tratamento contra o câncer desde o setembro do ano passado, quando houve diagnóstico de câncer no cólon. O cólon é como é chamada uma parte do intestino grosso, órgão que integra o sistema digestivo. A cirurgia para remoção do tumor aconteceu naquele mesmo mês e, logo em seguida, o ex-jogador começou o tratamento de quimioterapia.

Pelé voltou ao hospital na última quarta-feira (19). De acordo com o portal Metrópoles, no retorno, o Rei do Futebol passou por um procedimento chamado estadiamento, que consiste na verificação da localização exata e na extensão do câncer no corpo humano. 

.

Metástase

Segundo a ESPN, então, a partir deste procedimento, os médicos reconheceram que o câncer se espalhou para três outros órgãos. Ou seja, houve metástase, que é quando as células cancerígenas migram de onde surgiram inicialmente e se instalam em outras partes do corpo. 

Segundo os especialistas, além do intestino, os tumores malignos foram identificados também no fígado e no pulmão. No caso do pulmão, o câncer está ainda em estágio inicial, detalharam os exames.  

Como está Pelé?

Na nota divulgada pelo hospital, os médicos disseram que Pelé está em "condições clínicas estáveis". "Edson Arantes do Nascimento esteve internado no Hospital Israelita Albert Einstein nos dias 19 e 20 de janeiro para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021. O paciente recebeu alta nesta quinta-feira (20) e está com condições clínicas estáveis", disse o comunicado.

Por enquanto, a equipe de Pelé não divulgou nenhuma imagem ou mensagem do ex-jogador após a alta hospitalar. Nas redes sociais, a última publicação dos perfis oficiais do craque foi lamentando a morte da cantora Elza Soares, na última quinta-feira.