Dúvidas

PIS/Pasep 2022: como saber se eu tenho direito ao PIS 2022? PIS não habilitado, o que fazer? Como habilitar o PIS na carteira de trabalho digital?

O abono salarial do PIS/Pasep 2022 começa a ser pago em fevereiro, segundo calendário atualizado

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 24/01/2022 às 11:13 | Atualizado em 25/01/2022 às 11:56
Notícia
ABR/IMAGEM ILUSTRATIVA
Veja data de quando poderá consultar se irá receber o pagamento do PIS 2023 e confira como consultar se recebe o PIS 2023. Também saiba quem tem direito ao abono salarial do PIS 2023 de ano-base 2021 - FOTO: ABR/IMAGEM ILUSTRATIVA

O abono salarial do PIS/Pasep 2022 começa a ser pago em fevereiro. O calendário atualizado do abono salarial do PIS/Pasep 2022 é dividido para os dois benefícios.

Calendário do Auxílio Brasil 2022 e do Auxílio Gás: veja se recebe hoje, 25 de janeiro, o 'novo Bolsa Família' ou o 'vale gás'

PIS/Pasep 2022: telefone da Caixa para consultar PIS 2022 está liberado; Veja como consultar PIS pelo CPF e telefone

Cerca de 22 milhões de brasileiros recebem, neste ano, o abono salarial, com valor total de mais de R$ 20 bilhões, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.

Tradicionalmente, o abono salarial é pago no ano seguinte ao ano em que houve jornada durante 12 meses consecutivos, com cada lote correspondendo ao mês de nascimento do empregado. Agora, o pagamento será feito em apenas dois meses.

>>> Meu PIS não está habilitado na Carteira de Trabalho Digital e agora? Saiba como resolver problema

>>>PIS não habilitado na Carteira de Trabalho Digital? Veja o que fazer para receber abono salarial PIS/Pasep 2022

>>>Seu PIS não está habilitado na Carteira de Trabalho DIgital? Saiba como proceder

Como saber se eu tenho direito ao PIS 2022?

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no abono salarial do PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

>>>PIS/Pasep 2022: Como consultar o PIS no Ministério do Trabalho? É possível checar no portal gov.br?

>>>PIS/Pasep 2022: Onde vejo se tenho direito ao PIS? Como saber o número do PIS?

Tabela de PIS para 2022: veja número para ligar para saber do PIS e saiba como consultar em gv.br Pis/Pasep 2022

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

>> PIS/Pasep 2022: Posso receber R$ 1.212 de PIS/Pasep? Saiba como consultar saldo e últimas notícias sobre o abono salarial

>>>Seu PIS não está habilitado na Carteira de Trabalho DIgital? Saiba como proceder

>>>PIS/Pasep 2022: Como consultar o PIS no Ministério do Trabalho? É possível checar no portal gov.br?

Requisitos para receber o PIS/Pasep 2022:

  • ter trabalhado, pelo menos, trinta dias no ano-base
  • estar cadastrado há, pelo menos, 5 anos no PIS/PASEP
  • ter recebido remuneração mensal de ter até 2 salários mínimos
  • estar com os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

PIS/Pasep 2022: Liberado novo calendário do PIS/Pasep; confira datas e valores

PIS/Pasep 2022: Já saiu calendário do PIS 2022; veja tabela do PIS, datas e últimas notícias

PIS/Pasep 2022: O PIS vai ser pago em dobro? Qual o novo valor do abono salarial? Veja calendário, tabela do PIS e últimas notícias

Onde cai do dinheiro do PIS 2022?

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o abono salarial do PIS/Pasep 2022 em fevereiro [veja calendário aqui], automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil.

O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

PIS não habilitado, o que fazer? Como habilitar o PIS na carteira de trabalho digital?

Você sabia que é possível consultar facilmente o abono salarial do PIS/PASEP pelo celular de forma prática e rápida? Pois é, isso é possível por meio do aplicativo CTPS Digital.

Para ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital, será necessário que o trabalhador faça o download ou atualize o aplicativo em seu celular.

Depois, acesse a aba "Benefícios" e "Abono Salarial", para verificar se está apto para receber o benefício, bem como valor, dia e banco de recebimento. 

O valor do benefício a ser pago ao trabalhador dependerá da quantidade de meses que trabalhou, sendo que o valor máximo a ser pago é de um salário mínimo.

Em relação aos anos anteriores, o calendário do abono salarial mudou e com isso, o pagamento será feito entre os meses de fevereiro e março, mas o saque poderá ser realizado até dezembro deste ano.

Calendário do PIS 2022 datas

Trabalhadores do setor privado, inscritos no PIS, receberão o abono salarial deste ano no período de 8 de fevereiro a 31 de março, pela Caixa Econômica Federal.

Calendário do Pasep 2022

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento vai de 15 de fevereiro a 24 de março, pelo Banco do Brasil.

Comentários