CNIS

Cadastro Nacional de Informações Sociais: Precisa do CNIS para sacar o PIS? Veja como consultar e solicitar

Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS presencialmente.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 25/01/2022 às 16:16 | Atualizado em 25/01/2022 às 16:18
Notícia
Divulgação
O "Meu INSS" é um aplicativo criado pela Previdência Social para acessar os benefícios previdenciários e assistenciais destinados aos trabalhadores, que cumprem os requisitos da lei. - FOTO: Divulgação

O Cadastro Nacional de informações Sociais dos Regimes próprios de Previdência Social - CNIS-RPPS é a consolidação dos cadastros de dados dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e seus respectivos dependentes, abrangidos pelo RPPS ou RGPS, e vinculados aos diversos órgãos ou unidades administrativas, dos poderes executivo, legislativo ou judiciário das esferas Federais, Estaduais, Distritais e Municipais.

>>Lista do PIS/Pasep 2022 é divulgada; confira tabela do PIS, número de telefone para consulta e últimas notícias

>>Tabela do PIS 2022, calendário do PIS 2022 atualizado e como entrar no portal.govbr PIS

>>>Telefone para consulta do PIS e como habilitar o PIS na Carteira de Trabalho Digital? Tire suas dúvidas

O CNIS também Informa o nome do empregador; o período trabalhado; a remuneração/ salário recebido; e as contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), por conta própria ou como prestador de serviço.

Este pedido é realizado totalmente pela internet, portanto, você não precisa ir presencialmente ao INSS.

Como solicitar e consultar o CNIS?

  • 1 - Pedir o serviço
  • Entre no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
  • Clique em “Baixar PDF”;

Documentação em comum para todos os casos - Número do CPF.

  • 2 - Receber resposta
  • Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora.
  • Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.

Para ter direito ao PIS, é preciso solicitar o CNIS?

A busca por essa pergunta cresceu bastante na última hora desta terça-feira, 25 de janeiro. Muitos trabalhadores seguem na expectativa pelo pagamento do PIS 2022 e seguem com dúvidas referentes ao recebimento do benefício.

Para ter direito ao abono salarial PIS/Pasep, não é necessário solicitar o CNIS. Que fique claro que o abono é pago anualmente no valor máximo de um salário mínimo, e começará a ser distribuído para os trabalhadores no mês de fevereiro.

O primeiro requisito para receber o abono é que os trabalhadores estejam inscritos no Programa de Integração Social (PIS), no caso de trabalhadores da iniciativa privada, ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para os servidores públicos.

Quem tem direito?

No caso do PIS, o trabalhador da iniciativa privada terá direito a receber o abono salarial se estiver inscrito no programa há pelo menos cinco anos. É necessário ter tido no mínimo um mês de atividade remunerada com carteira assinada em 2020, recebendo até dois salários mínimos, em média.

Outro requisito é que o trabalhador conste na Relação Anual de Informações Sociais, a RAIS, do ano-base do abono. No caso de 2022, o ano-base é 2020. É na RAIS que as empresas enviam as informações sobre seus funcionários para o governo.

Para os servidores, os critérios para recebimento são os mesmos: cadastro no programa há pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários mínimos de renda mensal no ano de referência, ter trabalhado ao menos um mês no ano base e estar na RAIS de 2020.

Comentários