CIDADANIA

Carteira de Estudante 2022 já pode ser solicitada; saiba como retirar o documento

A solicitação é feita exclusivamente pela internet e é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 15,60; a carteira fica pronta em até 30 dias

Fabiani Assunção
Fabiani Assunção
Publicado em 27/01/2022 às 16:31 | Atualizado em 25/02/2022 às 19:41
Notícia
Katarina Moraes/JC
O documento garante a meia passagem nos ônibus da RMR. - FOTO: Katarina Moraes/JC

Alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante ou de cursinhos pré-vestibular de toda Região Metropolitana já podem solicitar a Carteira de Estudante 2022 no site do Grande Recife. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é necessário informar o CPF do estudante para gerar o boleto no valor de R$ 15,60. O documento garante a meia passagem nos ônibus da RMR.

O processo de solicitação da identificação estudantil é online. O aluno ou responsável deve entrar no site  do Grande Recife Consórcio e clicar no link Carteira de Estudante. Logo depois, é preciso clicar em “Solicite Agora” para criar um login e senha e acessar o sistema. Na tela seguinte, é importante conferir as informações que surgem, incluir o número do CPF e, se desejar, alterar a foto disponível. Se os dados estiverem corretos, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento em casas lotéricas. 

As solicitações das Carteiras de Estudante 2022 poderão ser efetuadas até o dia 30 de dezembro deste ano. Portanto, todos os boletos deverão ser pagos até esta data. Caso alguma informação precise ser modificada, o aluno deve entrar em contato com a escola antes de gerar o boleto. Se ainda não estiver cadastrado no sistema, o próprio estudante poderá inserir os dados no site e solicitar a confirmação pela escola para só então emitir o boleto.

O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento. Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.

A Carteira de Estudante garante o direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vem Estudantil e o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A carteirinha de 2021 é válida até o dia 31 de março.

Nome social

Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

Informações

Outras informações podem ser obtidas com o Grande Recife, pela Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade, no telefone 3182-5800, ou pela Central de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800 081 0158 ou pelo WhatsApp 99488.3999, que é exclusivo para reclamações.

Comentários