PIS/PASEP

Abono salarial PIS/Pasep de 2019 ainda pode ser sacado por mil pessoas; entenda

Veja como conferir se há valores disponíveis e como solicitar o resgate.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 31/01/2022 às 18:56 | Atualizado em 03/02/2022 às 16:27
Notícia
Marcello Casal Jr./ABr
O Auxílio Brasil começará a ser pago em novembro de 2021 - FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Entretanto, 320.423 mil cidadãos ainda não sacaram o benefício referente ao ano de 2019. O PIS/Pasep paga, todos os anos, milhares de brasileiros trabalhadores com o Abono Salarial. 

>>>Qual o telefone do PIS? Veja número para ligar e consultar abono

>>>Dois saques do PIS/Pasep são liberados em fevereiro; veja quem pode receber

>>>Calendário do Auxílio Brasil de fevereiro é liberado; confira e veja se recebe

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 22 milhões de trabalhadores puderam receber o abono salarial com ano base de 2019.

Ainda segundo o ministério, 98,56% já fizeram o saque do dinheiro. Mas ainda existe 1,44% que não realizaram o saque.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Valor

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2020. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.212.

Consulta

De acordo com o ministério, a partir do dia 22 de janeiro, é possível consultar a situação do benefício por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR para saber se tem direito, qual o valor do abono salarial, a data e o respectivo banco de recebimento. A central Alô Trabalhador, telefone 158, também estará disponível para atendimento.

A partir de fevereiro, o trabalhador do setor privado também poderá consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, a consultar do saldo é na página Consulte seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

 

 

Comentários