
O pagamento do abono salarial já foi iniciado em 2022. Apesar disso, muitas pessoas seguem na dúvida se vão ou não receber o benefício e qual o valor que podem retirar.
LEIA TAMBÉM: Consulta Auxílio Emergencial 2022 pelo CPF: veja como fazer e tire suas dúvidas
Existem algumas maneiras de fazer a consulta do PIS/Pasep 2022. Entre elas: por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR e pelo telefone 158. Confira abaixo as opções e veja como acessá-las.
Valor do abono salarial
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2020. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.212.
Como consultar o PIS 2022
De acordo com o ministério, a partir do dia 22 de janeiro, é possível consultar a situação do benefício por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR para saber se tem direito, qual o valor do abono salarial, a data e o respectivo banco de recebimento. A central Alô Trabalhador, telefone 158, também estará disponível para atendimento.
A partir de fevereiro, o trabalhador do setor privado também poderá consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, a consultar do saldo é na página Consulte seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Comentários