CARNAVAL RIOMAR

Expô Carnaval RioMar: RioMar Recife retrata manifestações carnavalescas no mall; saiba mais

O cliente que circular pelo Piso L3 do Mall vai conhecer mais sobre o Maracatu Rural, ou Maracatu de Baque Solto.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 14/02/2022 às 17:21 | Atualizado em 14/02/2022 às 17:25
Notícia
Foto: Divulgação.
Papangus, Galo da Madrugada numa homenagem a Enéas, caboclinhos são alguns personagens que fazem parte da história desse período muito festejado no Estado. - FOTO: Foto: Divulgação.

Considerada como uma das mais tradicionais festas populares do Brasil, o Carnaval de Pernambuco costuma movimentar multidões de foliões e de turistas. Nessa época é costume ouvir e acompanhar os blocos de frevos, maracatu, samba e símbolos populares como o Bumba meu Boi que ganha releituras em desfiles pelas ruas Recife, Olinda e cidades do interior do Estado.

VEJA TAMBÉM: Instituto JCPM e RioMar Recife promovem quiosque social para jovens empreendedoras do Pina e Brasília Teimosa

Para que ninguém fique sem o gostinho desta festa este ano a Expô Carnaval RioMar, localizada no Piso L3 do mall, mostra toda a história da folia e seus tradicionais personagens.

A exposição busca retratar quatro manifestações carnavalescas. A viagem deve começar pelo Galo da Madrugada, ícone do Carnaval de Recife. Considerado como maior bloco do mundo, o desfile toma conta do sábado de Zé Pereira e arrasta milhões de foliões às ruas.

Os Caboclinhos destacam-se na exposição como uma das mais marcantes manifestações populares do Brasil. Suas vestes indígenas de penas e pedrarias, desfilam pelas ruas e prestam homenagem aos primeiros habitantes do país. Este grupo é considerado Patrimônio Cultural e imaterial do Brasil pelo IPHAN.

Traduzindo ainda mais a essência do Carnaval em Pernambuco, a exposição também explora a história e tradição do maracatu. O cliente que estiver pelo Piso L3 vai conhecer mais sobre o Maracatu Rural, ou Maracatu de Baque Solto.

Uma manifestação genuinamente pernambucana que espelha seus símbolos pelo estado, como o exemplo o caboclo de lança. O cortejo desse macaratu se distingue-se dos outros por suas músicas, essência e origem.

Ainda explorando a versatilidade do maracatu, a exposição também elabora nas características que marcam o Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado. Uma explosão cultural que apresenta a riqueza que transpassa o Carnaval, o Maracatu Nação passeia pelas ruas com uma percussão que acompanha o cortejo real.

Costuma-se contar que nasceu como forma de homenagear antigas cortes africanas, sendo o mais antigo ritmo afro-brasileiro.

Como forma de ainda se manter em contato com as raízes do Carnaval Pernambucano, essas expressões que carregam simbologias e riquezas nos detalhes já estão expostas no espaço do Piso L3 do RioMar, para que todos possam conhecer mais às nossas tradições culturais.

Comentários