Bolsa Permanência

Último dia de inscrições para o Programa Bolsa Permanência; tire dúvidas

Programa busca viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades

Maria Clara Batista
Maria Clara Batista
Publicado em 28/02/2022 às 11:30 | Atualizado em 28/02/2022 às 11:48
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Prédio do Ministério da Educação - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos presenciais de graduação de instituições federais de ensino superior, têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira (28) para fazer inscrição no Programa Bolsa Permanência (PBP).

O que é a Bolsa Permanência?

O Programa de Bolsa Permanência tem por objetivos viabilizar a permanência, no curso de graduação, de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas.

A iniciativa prevê a concessão de bolsas para auxiliar na estadia nas instituições, bem como contribuir para a permanência e diplomação desses estudantes.

Qual valor da bolsa permanência?

O valor previsto para o Bolsa Permanência é de R$ 900. 

O pagamento dos pedidos homologados é feito mensalmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Quem tem direito a bolsa permanência?

O programa concede bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e visa ajudar, principalmente, pessoas indígenas e quilombolas.

As inscrições devem ser feitas na página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) no site do Ministério da Educação.

A distribuição de vagas considera o quantitativo de alunos matriculados e cadastrados pelas instituições no término do exercício anterior.

Segundo o MEC, as instituições federais de ensino superior têm até o dia 31 de março para analisar a documentação comprobatória de elegibilidade do estudante e aprovar o cadastro no SISBP.

Com informações da Agência Brasil