Guerra Rússia x Ucrânia

Guerra na Ucrânia: existe possibilidade de o Brasil participar? Veja o histórico do Brasil em guerras

A guerra na Ucrânia tem preocupado o mundo inteiro. A participação do Brasil ainda é um cenário distante

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 01/03/2022 às 10:01 | Atualizado em 28/12/2022 às 9:47
Notícia
DANIEL LEAL / AFP
TANQUES DE GUERRA Presidente russo justificou a violenta ação militar para proteger os separatistas no leste e prometeu retaliação a quem tentar interferir - FOTO: DANIEL LEAL / AFP

guerra da Rússia e da Ucrânia, provocada em grande parte por Vladimir Putin, tem tomado conta dos noticiários, das conversas e da mídia mundial. As cenas dramáticas de despedidas, bombardeios, vítimas e protestos estão por toda parte, a todo momento.

Tem muita gente preocupada com a guerra na Europa, apesar de ser um cenário bem distante no Brasil. No entanto, para aqueles cuja preocupação vai além, existe o medo de uma guerra mundial e até de uma participação do Brasil.

A princípio, não há motivo para preocupação, pois o mundo inteiro está negociando pacificamente e a área de guerra se restringe à Ucrânia. Além disso, historicamente, o Brasil é um país pacífico, que se envolve pouco em conflitos além do seu território, apesar de ter enviado soldados para as Guerras Mundiais. 

Você pode conferir análise de especialistas sobre a possibilidade de o Brasil participar da guerra, abaixo.

Histórico do Brasil em guerras

O Exército Brasileiro já participou de alguns conflitos armados nacionais e marcou presença durante as duas Guerras Mundiais.

Primeira Guerra Mundial

No começo da Primeira Guerra Mundial, o país não quis se envolver por causa das suas relações econômicas que tinha com as nações dos dois lados do conflito.

No entanto, depois de perder dois navios, disponibilizou pilotos, navios militares e apoio médico para ajudar a Tríplice Entente (Inglaterra, Rússia e França). Além disso, o efetivo brasileiro atuou na região da Jutlândia, entre a Dinamarca e a Alemanha, onde se travaram as principais batalhas.

Arquivo Nacional Rússia
O general inverno derrotou o exército alemão. - Arquivo Nacional Rússia

Segunda Guerra Mundial

Já na Segunda Guerra Mundial o movimento do Exército Brasileiro foi mais expressivo.

Em 1944, foram enviados aproximadamente 25 mil soldados, que lutaram no fronte de batalha do norte da Itália, junto ao 5º exército americano. Getúlio Vargas declarou guerra à Alemanha, depois que submarinos alemães afundaram cinco navios mercantes brasileiros.

O Brasil poderia se envolver na guerra entre Rússia e Ucrânia?

 

Segundo Douglas Galiazzo, dependendo da complexidade da atividade, os militares brasileiros poderiam participar de determinações de missões de guerra, já que são treinados para isso.

Contudo, para Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM, não existe a menor chance do Brasil entrar em guerra contra a Rússia.

O motivo seria que não fazemos parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a nossa posição histórica é de resolução pacífica das controvérsias. Só entramos em conflito se o Conselho de Segurança da ONU permitir.

"O máximo que fazemos é enviar tropas de manutenção da paz com aprovação do Conselho de Segurança da ONU, como fizemos no Haiti", exouciy Rudzit.

Comentários