Previsão

Recife teve em 24h mais de metade da chuva de março; Onde tem alagamento? Vai chover mais em Pernambuco?

Chuva forte atingiu a Região Metropolitana do Recife, especialmente a capital, neste fim de semana

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 06/03/2022 às 11:46 | Atualizado em 07/03/2022 às 11:02
Notícia
Bruno Campos/TV Jornal
Alagamento durante período de chuva no Grande Recife - FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

A Defesa Civil do Recife informou que, nas últimas 24h, o total de chuvas registrado em alguns pontos da cidade chegou a 122,42 mm, mais de 50% do previsto para todo o mês de março, que é de 212,20mm de chuva.

Pontos de alagamento no Recife

A Autarquia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU) registrou pontos de acúmulo de água em locais como as avenidas Sul, Dois Rios, Recife, Domingos Ferreira e José Rufino, além de ruas como Paris (Imbiribeira), Ribeiro de Brito e Bruno Veloso (Boa Viagem), Acre (Afogados), Imperial e Cabo Eutrópio (Ilha Joana Bezerra).

Alerta de chuva

As chuvas que atingiram Pernambuco nesse sábado (5) devem continuar ao longo  deste domingo (6), segundo a previsão do tempo da Agência Pernambucana e Águas e Clima (Apac).

De acordo com a Apac, é importante que a população que reside em áreas de risco siga as orientações da Defesa Civil de seu município.

Confira os pontos de alagamento no Grande Recife

Previsão do tempo para Pernambuco neste domingo (6)

  • No Grande Recife, a previsão para este domingo (6) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a previsão do tempo é nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • No Agreste, o tempo fica parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
  • No Sertão de Pernambuco, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.
  • No Sertão de São de Francisco, o tempo fica parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.
  • Em Fernando de Noronha, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.

Chuvas devem continuar em Pernambuco

As chuvas que caem desde a manhã da quinta-feira (17), no Grande Recife, devem continuar nos próximos dias em Pernambuco, de acordo com o meteorologista Fabiano Prestrêlo, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com o especialista, foi observada a formação de uma linha de instabilidade que vai desde a Paraíba até o estado de Alagoas, com maior intensidade em Pernambuco, o que vem provocando as chuvas.

"Esse sistema deve continuar provocando chuvas durante os próximos dias, e principalmente no final de semana", explica o meteorologista.

Qual o motivo das chuvas intensas em Pernambuco?

As chuvas no Estado são consequência do sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste, que deve provocar mais pancadas de chuva em todo o Litoral e áreas do Agreste, enquanto no Sertão o acoplamento com o VCAN (Vórtice Ciclônico dos Altos Níveis) também poderá gerar chuvas com intensidade moderada a forte.

Balanço da Defesa Civil

A Defesa Civil recebeu 25 chamados da população, da 0h às 8h30 do domingo (6), entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias.

As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.

Comentários