Saúde

LOSARTANA: Por que a Losartana está sendo recolhida? Veja motivo do recall

Farmacêutica recolhe Losartana potássica por apresentar impurezas que podem elevar risco de câncer a longo prazo

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 10/03/2022 às 19:50 | Atualizado em 04/10/2022 às 16:09
Notícia
Sanofi Medley
Componentes da Losartana Potássica podem causar alterações no DNA dos usuários, o que aumenta a possibilidade de desenvolver câncer a longo prazo - FOTO: Sanofi Medley

Lotes da Losartana potássica da marca Medley estão sendo recolhidos pela farmacêutica Sanofi Medley desde o dia 3 de março.

O remédio, que integra a lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é utilizado principalmente no tratamento de hipertensão arterial.

O anúncio de recall pegou de surpresa muitos brasileiros que fazem uso da medicação. A maior dúvida entre os pacientes que precisam devolver o remédio é por que a Losartana está sendo recolhida? Confira o motivo abaixo.

Losartana recolhida do mercado: por que Losartana foi recolhida?

A principal pergunta feita pelos usuários do remédio diante do recall tem sido justamente por que Losartana foi recolhida?

A farmacêutica recolhe Losartana da marca Medley por apresentar impurezas mutagênicas. Essas impurezas poderiam causar alterações no DNA do usuário e elevar o risco de desenvolvimento de câncer a longo prazo.

A intenção da Sanofi Medley, responsável pela medicação, é recolher o produto para que o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) seja ajustado. Veja o vídeo:

Comentários