ARTE

Festival Reconhecer anuncia atividades culturais gratuitas no Grande Recife; veja a programação

A terceira edição do Festival Reconhecer irá se estender até o dia 19 de março; veja a programação completa

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 18/03/2022 às 10:16 | Atualizado em 18/03/2022 às 10:45
Reprodução/Festival Reconhecer
A terceira edição do Festival Reconhecer acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março. - FOTO: Reprodução/Festival Reconhecer

Após uma pausa de dois anos em virtude da pandemia de Covid-19, o Festival Reconhecer teve sua terceira edição confirmada. 

O evento começou no dia 17 de março e se estenderá até o dia 19 de março no Grande Recife. 

O Festival tem como objetivo valorizar os artistas dos bairros de Brasília Teimosa e Pina e incentivar a movimentação do cenário artístico local.

A grande novidade desta edição é que a programação irá contar com a gravação do primeiro DVD do MC Tonhão. 

Festival Reconhecer

O Festival Reconhecer reúne, em todas as suas edições, diversas atividades como teatro, dança, música, moda e gastronomia.

Tudo isso com entrada e atividades gratuitas.

O evento é livre para todos os públicos e possui mais de 10 horas de duração, que são dividas em três dias.

Vale ressaltar que todos os protocolos de segurança sanitária estão sendo cumpridos, o que inclui a exigência do cartão de vacina com esquema vacinal completo.

O Festival Reconhecer nasceu com o objetivo de atender às necessidades dos moradores que desejam valorizar a riqueza cultural de onde vivem.

Isso porque Brasília Teimosa e Pina são dois berços culturais importantes para a economia criativa do Recife.

"Diferentemente das duas primeiras edições, nas quais os eventos contaram exclusivamente com aportes financeiros das empresas privadas, desta vez escrevemos o projeto no Edital Joel Datz, da Prefeitura da Cidade do Recife, buscando incentivos federais da Lei Aldir Blanc. Então foi com muita alegria que recebemos a informação da aprovação do nosso projeto. Mas isso não quer dizer que os nossos parceiros da iniciativa privada nos abandonaram. Muito pelo contrário, o Instituto JCPM de Compromisso Social e outras marcas renovaram seus apoios e contamos ainda com essas parcerias importantes para oferecer um grande festival para o nosso público.”, destaca Alyson Fonseca, Coordenador-Geral do evento.

Programação completa do Festival Reconhecer

Evento: Passarela Reconhecer
Data: 17/03/2022
Horário: 19h
Local: Em frente à Igreja do Pina
Avenida Herculano Bandeira, n° 471 - Pina
Marcas: Loja Atitude; Bella Flor; Loja Amalu; Lady Cya; Loja Maia; Maria Flor; Max Man; Loja Paradise; Tomboy; Primar Moda Praia.

Evento: Teatro e Dança
Data: 18/03/2022
Horário: 18h
Local: Teatro Barreto Júnior
Rua Estudante Jeremias Bastos, S/n° - Pina

Atrações:

18h30 – Cia de Dança Angelita Karolayne
19h – Richard Thompson
19h30 – GTAC
20h – Hunters Dance Crew
20h30 – Balé Deveras

Evento: Música
Data: 19/03/2022
Horário: 16h30
Local: Casa do Forró
Rua Melqui Ribeiro Roma, n° 31 - Pina (na rua do Corpus Motel).

Atrações:

17h30 – Maracatu Nação Erê
17h45 – Coco Flor Que Se Cheira
18h30 – Maracatu Baque Mulher
19h15 – MC Cleiton Ramos
20h – Akasamba
21h – Dry Indomável
22h30 – Gravação do DVD de MC Tonhão

Entradas: Gratuitas
Classificação indicativa: Livre

Marcas Envolvidas

Instituto JCPM de Compromisso Social é o braço social do Grupo JCPM que atua no entorno dos seus empreendimentos comerciais. Atende, prioritariamente, jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Tem como norte de suas ações elevar o potencial de empregabilidade da juventude, ampliar conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental – trabalho que termina auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes e conectados com as demandas atuais. Com unidades no Recife, em Salvador, em Fortaleza e em Aracaju, já atendeu 45 mil jovens desde a sua criação, no final de 2007, com iniciativas como elevação de escolaridade, cursos pré-universitário e de férias, qualificação profissional, jovem aprendiz e formação empreendedora.

Este ano o instituto, através do seu I Edital Cultural, tem apoiado a realização da Edição do passarela Reconhecer, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo local possibilitando mais de 12 lojas apresentarem suas propostas e coleção.

Fundação de Cultura da Cidade do Recife é o braço executivo da Secretaria de Municipal de Cultura, e tem por finalidade promover atividades que visem à difusão, circulação e fruição da cultura. Também cabe à FCCR estimular a produção cultural.

Lei Aldir Blanc de Emergência e Apoio Cultural ou simplesmente LAB é a denominação dada a Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020, elaborada pelo Congresso Nacional, que busca apoiar profissionais da área artística e cultural que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa do Coronavírus. Ela ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio de 2020. Através do Edital Joel Datz da cidade do Recife, o Festival Reconhecer fomentou recursos federais da LAB 2022.

Secretaria Especial da Cultura é o órgão do Ministério do Turismo responsável pela formação de políticas, programas e projetos de promoção da cidadania por meio da cultura.

XP Promoções é uma produtora cujo portfólio inclui fan events de “Vingadores”, “Liga da Justiça”, “Star Wars”, “Jurassic Park”, dentre outras sagas do cinema mundial, através dos selos Território dos Heróis e Território do Medo. Em 2022, a terceira edição do Festival Reconhecer está sendo realizado pela empresa. Atualmente está elaborando projetos culturais nas áreas de literatura e música para fomentos via Lei Rouanet e Funcultura, respectivamente.