Abono salarial

PIS 2022: veja se você está na lista de novos beneficiários; saiba como consultá-la

Cerca de 1,9 milhões de trabalhadores cadastrados para receber o PIS/Pasep tiveram seus dados reavaliados pela Dataprev

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 20/03/2022 às 13:20
José Cruz/Agência Brasil
Mais trabalhadores podem entrar na lista para receber o benefício pago via Caixa Econômica Federal - FOTO: José Cruz/Agência Brasil

O resultado do reprocessamento do PIS 2022 está disponível para consulta desde a última quarta-feira (16).

Por meio de uma nota publicada no dia 19 de fevereiro, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), o Governo Federal informou que iria reprocessar os dados cadastrais dos trabalhadores que solicitaram pagamento do PIS 2022.

Desta maneira, com a reavaliação de dados, mais trabalhadores podem entrar na lista para receber o benefício pago via Caixa Econômica Federal.

Saiba como consultar a lista de beneficiários do PIS e as últimas notícias sobre o reprocessamento do PIS.

Quem tem direito ao PIS?

Os requisitos para receber o abono salarial são:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Reprocessamento do PIS

Em nota, a Dataprev divulgou que 1,9 milhão de cadastros de trabalhadores foram revistos e o reprocessamento seria finalizado até 15 de março.

Segundo o Governo Federal, os resultados do reprocessamento estarão disponíveis a partir hoje, 16 de março.

Como consultar o reprocessamento do PIS

Os trabalhadores podem conferir o resultado do reprocessamento do PIS 2022 por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e/ou plataforma serviços do trabalho no portal Gov.br.

De acordo com a Dataprev, essa é a primeira vez que os registros do e-Social são utilizados para a concessão do abono salarial.

Como consultar o PIS

Uma das maneiras de consultar o abono salarial do PIS online é por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para os sistemas Android e iOS.

Telefone consulta PIS

É possível consultar PIS pelo telefone e pelo CPF. O telefone para consultar o PIS é 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão), o 0800 Caixa PIS.