Apac

Chuva: Com alerta da Apac, saiba onde mais teve chuva em Pernambuco e a previsão do tempo desta terça (22)

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuva para Pernambuco

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 22/03/2022 às 6:39 | Atualizado em 22/03/2022 às 12:19
Notícia
Gabriela Bento/Rádio Jornal
Paisagem no Centro do Recife se confunde: rio, chuva e neblina - FOTO: Gabriela Bento/Rádio Jornal

O Grande Recife amanheceu sob fortes chuvas, mais uma vez, nesta terça-feira (22). A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuva, nessa segunda (21).

Você pode conferir abaixo o alerta de chuva, a previsão do tempo para Pernambuco e onde choveu mais, nas últimas 24h.

Camaragibe

A cidade de Camaragibe foi uma das mais afetadas pela forte chuva que se abateu contra o Grande Recife nesta terça-feira (22).

Barreiras deslizaram, árvores tombaram e até uma ponte ruiu. Infelizmente, um adolescente morreu. Saiba mais sobre os impactos da chuva em Camaragibe abaixo.

Onde teve mais chuva em Pernambuco?

Confira abaixo os 10 locais onde teve mais chuva em Pernambuco na madrugada e manhã desta terça-feira (22):

  • Vila da Fábrica, Camaragibe - 172,02mm
  • Barra do Riachão, São Lourenço da Mata - 149,74mm
  • Rua dos Milagres, São Lourenço da Mata - 147,80mm
  • Estação Experimental UFRPE, Recife - 124,51mm
  • Tiúma, São Lourenço da Mata - 113,25mm
  • Jardim Primavera, Camaragibe - 113,05mm
  • Bairro dos Estados, Camaragibe - 112,39mm
  • Córrego do Jenipapo, Recife - 111,45mm
  • Alberto Maia, Camaragibe - 109,26mm
  • Morro da Conceição, Recife - 106,55mm

>>> Pontos de alagamento no Recife na manhã desta terça (22)

 

Alagamentos no Recife

Segundo informações compartilhadas pela CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte), os principais pontos de alagamento na cidade do Recife, pela manhã, são:

  • Av. Dois Rios - Vila do SESI
  • Av. Recife - Posto Shell - Sentido Aeroporto

  • Av. Mal Mascarenhas de Moraes x Rua Pampulha

Também de acordo com a CTTU, uma árvore caiu às 5h49 na Conselheiro Aguiar, próximo a Rua Bruno Veloso.

TV JC circulando pelas principais avenidas mostrando os pontos de alagamento ao vivo

AO VIVO - OS PRINCIPAIS PONTOS DE ALAGAMENTO NO RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA

Tábua de maré

De acordo com a Tábua de Maré, o pico das ondas mais altas foi registrado às 6h30. O ponto mais baixo é registrado às 12h38.Em seguida, a maré sobe novamente e atinge o segundo pico desta terça às 18h56.

Novo alerta de chuva em Pernambuco, da Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renovou o alerta que indica a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Grande Recife, Mata Sul, Agreste, Mata Norte e Sertão de Pernambuco.

De acordo com o órgão, a atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) está provocando chuvas moderadas a fortes em áreas do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco.

Ainda segundo a APAC, o aviso foi renovado devido a persistência do sistema sobre o Estado, com inserção de parte do Sertão para esta terça (22/03).

Forte chuva alaga ruas e causa transtorno no Recife e na Região Metropolitana, veja no vídeo:

Defesa Civil do Recife

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400.

A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Veja a previsão do tempo para Pernambuco nesta terça (22)

  • No Grande Recife, a previsão para esta terça-feira (22) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a previsão do tempo é nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.
  • No Agreste, o tempo fica parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • No Sertão de Pernambuco, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade moderada a forte.
  • No Sertão de São de Francisco, o tempo fica parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.
  • Em Fernando de Noronha, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.

 

Chuvas fortes em Camaragibe

 

Segundo balanço da Defesa Civil da cidade, em 12 horas, choveu 170,44 milímetros em Camaragibe. Isso equivale a 75% de toda a chuva que era esperada para o mês de março.

Adolescente morre em Camaragibe

A prefeitura de Camaragibe registrou a morte de um adolescente. As informações ainda são preliminares, mas a a morte teria sido causada por afogamento em um canal da cidade. 

Ponte e árvores caídas

Uma pequena ponte que dá acesso a moradores do Loteamento São Pedro também caiu, com a força da chuva. A prefeitura de Camaragibe também registrou que duas árvores caíram.

Defesa Civil de Camaragibe

A Defesa Civil de Camaragibe funciona 24h e os munícipes podem entrar em contato por meios dos números 2129-9564, 99945-3015 e 153.

Nota na íntegra

"A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Defesa Civil, registrou na últimas 12 horas, 170,44 milímetros de chuvas, equivalente a 75% do esperado para todo mês de março. Desde a noite da segunda-feira (21), equipes das secretarias de Defesa Civil, Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança Pública e Mobilidade, além da Assistência Social, estão atuando para atender às ocorrências. Dez ocorrências de deslizamentos de barreira, dois desabamentos de muros, duas quedas de árvores, uma queda de ponte, além de pontos de alagamento. A Defesa Civil de Camaragibe funciona 24h e os munícipes podem entrar em contato por meios dos números 2129-9564, 9.9945-3015 e 153."

Comentários