POLÍTICA

Demissão Ministro da Educação: Confira o que o Ministro da Educação disse ao pedir demissão

Veja o que o Ministro da Educação disse ao pedir demissão do cargo

Agência Brasil Fernanda Cysneiros
Agência Brasil
Fernanda Cysneiros
Publicado em 29/03/2022 às 12:24 | Atualizado em 29/03/2022 às 12:31
Notícia
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, pede exoneração do cargo. - FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Na última segunda-feira (28), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu exoneração do cargo ao presidente Jair Bolsonaro.

A demissão ocorreu a pedido dele e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Milton Ribeiro exonerado; Fala do ministro da educação

Na semana passada, a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar Ribeiro e algumas irregularidades relacionadas ao Ministro. 

A investigação teve início após um suposto favorecimento na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

O jornal Folha de S. Paulo expôs um áudio, no dia 21 de março, no qual Milton Ribeiro dizia favorecer, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, prefeituras de municípios ligados a dois pastores.

A PF recebeu ainda um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). O documento informa que os fatos estão sendo investigados desde o ano passado, antes da divulgação da gravação.

Escândalo Ministro da Educação

A apuração do CGU ocorreu entre os dias 29 de setembro de 2021 e 3 de março de 2022.

Foi concluído que agentes públicos não estavam envolvidos nas supostas irregularidades.

Sendo assim, o caso foi enviado para a PF, que abriu um inquérito criminal.

Além disso, a esfera cível da Procuradoria da República e o Tribunal de Contas de União (TCU) também irão investigar o ocorrido.

Após a divulgação do caso, o ministro Milton Ribeiro afirmou haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta.

De acordo com Ribeiro, a alocação de recursos federais segue a legislação orçamentária.

"Não há nenhuma possibilidade de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado", disse em nota.

Posicionamento; Ministro da Educação governo Bolsonaro

Em nota publicada nas redes sociais, Milton Ribeiro afirmou que não praticou atos ilícitos.

"Tenho plena convicção de que jamais pratiquei qualquer ato de gestão que não fosse pautado pela legalidade, pela probidade e pelo compromisso com o erário. As suspeitas de que foram cometidos atos irregulares devem ser investigadas com profundidade", disse.

"Decidi solicitar o presidente Bolsonaro a exoneração do cargo de ministro a fim de que não paire nenhuma incerteza sobre minha conduta e do governo federal. Meu afastamento visa, mais do que tudo, deixar claro que quero uma investigação completa isenta", finalizou.