RECONHECIMENTO

TV e Rádio Jornal são finalistas em prêmio de jornalismo com série de reportagens sobre os impactos da pandemia na educação

O especial "Educação Pós-pandemia, Desafios e Soluções" foi exibido na TV e na Rádio Jornal em outubro do ano passado

Fabiani Assunção Margarida Azevedo
Fabiani Assunção
Margarida Azevedo
Publicado em 08/04/2022 às 18:47 | Atualizado em 08/04/2022 às 20:28
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Com a pandemia, aulas presenciais foram suspensas. Com atividades remotas, muitas famílias tiveram dificuldade em substituir o papel dos professores - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Série de reportagens da TV Jornal e Rádio Jornal sobre o impacto da pandemia na educação está entre os trabalhos finalistas do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A série "Educação Pós-pandemia, Desafios e Soluções", da repórter Cinthia Ferreira, foi exibida em outubro do ano passado. A lista com os três finalistas nas seis categorias da premiação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (8). Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 18, numa solenidade que vai acontecer em Brasília. 

A produção das reportagens da TV e Rádio Jornal foi de Laís Renaux e Marcelo Soares, a edição de texto foi de Elaine Santana, as imagens são de Bruno Campos, com a colaboração da repórter Margarida Azevedo, edição de imagens e finalização de Jéssica do Vale, arte e videografismo de Gildson Leandro. A coordenação de redação foi de Fabiani Assunção.

Sobre a série

No total, foram inscritos 204 trabalhos de redações de todo o país, com o tema “Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

A série da TV Jornal e Rádio Jornal mostrou o cenário desafiador que vem pela frente, com a aumento da evasão e das lacunas de aprendizagem; revelou o quanto os professores se reinventaram para lecionar remotamente; as dificuldades de alunos para ter acesso a internet ou equipamentos. E ainda apresentou exemplos de como outros países enfrentaram a pandemia nas escolas, a exemplo da Inglaterra e de Portugal. 

Reconhecimento

"Foi um verdadeiro trabalho coletivo, demos as mãos para trazer o melhor. Educação é um tema que precisa sempre estar nos nossos holofotes, porque quando há problemas nela, há inúmeras consequências em outros setores da sociedade", comenta Cinthia Ferreira.

“O reconhecimento de um trabalho é sempre motivo de comemoração. Com a série Educação Pós-pandemia: desafios e soluções, que também contou com um programa especial na TV e um podcast, pudemos refletir sobre questões como o aumento da desigualdade entre a educação pública e a privada, assim como quais são os caminhos possíveis para diminuir esta desigualdade", destaca a diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho.

"No ano seguinte ao centenário de Paulo Freire, muito nos orgulha contribuir com uma discussão tão relevante e fundamental para o País. O tema educação sempre esteve no nosso radar e nestes últimos dois anos, marcados pela pandemia, sabíamos que a discussão tinha que ir além", finaliza Mônica.

Sobre o prêmio

A comissão julgadora do prêmio é composta de professores de comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM, SP) e do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB, DF), referências na área, além de representantes da Unesco no Brasil. Entre outros, os critérios de julgamento considerados na avaliação técnica foram: adequação ao tema, linguagem, estética, originalidade e utilidade social.

Confira a lista dos finalistas em cada categoria, por ordem de inscrição:


TELEJORNALISMO

Lucas Lavoyer, Distrito Federal / TV Globo

Cinthia Ferreira, Pernambuco / TV Jornal

Vera Souto, Distrito Federal / TV Globo

RADIOJORNALISMO

Ana Carolina Dutra Siqueira, Minas Gerais / Rádio América

Elaine Santana, Pernambuco / Rádio Jornal

Marcos Meller, Santa Catarina / Rede Peperi

IMPRESSO

Renata Cafardo, São Paulo / Estadão

Rone Fabio Carvalho Junior, São Paulo / Diário da Região

Italo Lucas Lima Cosme, Ceará / O Povo

MÍDIAS DIGITAIS

Letícia Dias Fagundes, Rio Grande do Sul / TV Mulheres Jornalistas

Fernanda Balsalobre, São Paulo / Jeduca

Renata Cafardo, São Paulo / Estadão

WEBJORNALISMO

Beatriz Jucá, São Paulo / El País

Ana Carolina Prado, São Paulo / UOL

Alan Rios, Distrito Federal / R7

FOTOJORNALISMO

Tiago Queiroz, São Paulo / Estadão

Lucas Landau, Rio de Janeiro / UOL

Luciano Muta de Queiróz, Mato Grosso do Sul / Diário Digital