Dinheiro extra

INSS 2022: 14º salário do INSS já foi liberado? Quando são os pagamentos? Veja calendário do INSS

O 14º salário do INSS é uma das principais expectativas de aposentados e pensionistas para 2022

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 11/04/2022 às 10:59
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
O 14º salário do INSS é uma das maiores expectativas de aposentados e pensionistas para 2022 - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

O aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está ansioso pela possibilidade de pagamento do 14º salário do INSS, em 2022.

O calendário do 13º salário do INSS já foi divulgado. Clique aqui e confira as datas.

O que é o 14º salário do INSS?

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro de 2020, a proposta que assegura, excepcionalmente nos anos de 2020 e 2021, o pagamento em dobro do abono anual devido aos segurados e dependentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Claro que, como 2020 e 2021 já passaram - o projeto começou em 2020 - os pagamentos ocorrem nos anos seguintes.

Datas e calendário do 14º salário do INSS

As parcelas do 14º salário do INSS deveriam ser pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023, se o benefício for aprovado. Estamos em abril e ainda não houve nova votação.

14º salário foi liberado? Quando são os pagamentos?

O relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), recomendou a aprovação do texto. Mitidieri afirmou que a concessão do benefício em dobro, ou seja, o “14° salário”, visa a reduzir o impacto econômico da pandemia entre os segurados da Previdência.

O parlamentar acrescentou que a maioria dos beneficiários já não possui capacidade laboral para poder recompor o sustento por meio de trabalho.

Mitidieri apresentou três emendas saneadoras, para adequar o projeto à legislação fiscal, que exige medidas de compensação financeira para as políticas que ampliam despesas públicas.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada, seguirá para o Senado.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Comentários