Trabalho

Brasil deve registrar mais de 700 mil vagas de trabalho temporário no primeiro trimestre de 2022

Setor da indústria foi responsável por 55% das contratações temporárias, seguido pelo de serviços e comércio, com 35% e 10%, respectivamente

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 12/04/2022 às 21:37
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Trabalho temporário é previsto na legislação brasileira - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil deve registrar mais de 700 mil vagas de trabalho temporário apenas no primeiro trimestre de 2022, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

O trabalho temporário é previsto na legislação brasileira e, nesse momento da economia, tem se mostrado como uma possibilidade para empresas atenderem suas demandas e tentarem reduzir o impacto do desemprego.

Apenas o mês de janeiro gerou 202.220 mil vagas temporárias, um aumento de 13,2% em comparação com o mesmo período de 2021. O resultado também é o melhor para o mês desde o início da série histórica, em 2014.

A associação também destaca que boa parte das contratações em janeiro vieram do setor de serviços. Ainda assim, o setor da indústria foi responsável por 55% das contratações temporárias, seguido pelo de serviços (35%) e comércio (10%).

Segundo Glaucus Botinha, diretor da Asserttem e do Grupo Selpe, empresa do segmento, Pernambuco também deve registrar um número de destaque quanto às contratações temporárias.

"Pernambuco não foge à regra a nível de perfil de contratações temporárias com um predomínio de vagas operacionais nas áreas industriais. Destaque para o polo automotivo, indústria de derivados de petróleo e combustíveis e alimentos", ressalta.

Para ele, o trabalho temporário também se mostra como uma oportunidade de os empregados "seguirem trabalhando de forma efetiva", apontando para o índice de efetivação dos contratos temporários, que é próximo de 25%.

Comentários