O Auxílio-Inclusão de R$ 606 continua sendo solicitado neste mês de abril pelos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para ter direito ao auxílio de R$ 606 será preciso estar inscrito no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e trabalhar com carteira assinada.
Auxílio-Inclusão; Auxílio de R$ 606
Como foi citado, o Auxílio-Inclusão é direcionado para PCDs que recebiam o BPC e conseguiram ingressar no mercado de trabalho.
A medida também é válida para quem recebeu o BPC nos últimos cinco anos.
O Auxílio-Inclusão prevê um repasse de meio salário mínimo (R$ 606,00) como incentivo às pessoas com deficiência que ingressam e permanecem no mercado de trabalho.
O Auxílio-Inclusão tem o objetivo de cumprir a Lei de Cotas, ao promover uma maior integração social no ambiente de trabalho envolvendo pessoas com e sem deficiência.
Quem tem direito ao Auxílio-Inclusão? Auxílio BPC
O Auxílio-Inclusão não pode ser pago em conjunto com outros benefícios previdenciários.
Portanto, para receber o auxílio de R$ 606 será preciso:
- Exercer atividade de trabalho formal de carteira assinada;
- Comprovar deficiência moderada ou grave por laudo médico;
- Não estar com o nome sujo (CPF com restrição de crédito);
- Possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos (no cálculo da renda não será considerado o valor do BPC);
- Estar inscrito no RGPS (Regime Geral de Previdência Social);
- Exercer atividade remunerada com a previdência municipal/estadual;
- Ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
Caso o beneficiário venha a perder o emprego com carteira assinada ou, eventualmente, não se adapte à função, será possível fazer parte do BPC/Loas novamente.
Como solicitar o Auxílio-Inclusão? Como receber o auxílio de R$ 606?
Para solicitar o Auxílio-Inclusão basta acessar algum dos dos canais digitais do INSS ou contatar a Central de Atendimento pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 07h às 22h.
Vale ressaltar que a solicitação do auxílio pode cancelar o recebimento do BPC.
Para solicitar o benefício através da plataforma digital, é preciso seguir o passo a passo:
- Faça login ou se cadastre no Gov.BR;
- Selecione “Novo Pedido”;
- Clique em “Auxílio-Inclusão”;
- Confira suas informações;
- Informe os dados solicitados;
- Por fim, envie a solicitação.
- Você poderá acompanhar o pedido através do aplicativo Meu INSS, acessando a opção “Consultar pedidos”.
O INSS informa que a solicitação deverá ser analisada em um prazo de até 30 dias úteis.
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