Economia

Conta de luz passará a ficar mais barata a partir de hoje (16); entenda

O Governo estima uma redução de aproximadamente 20% no valor da conta de luz dos consumidores

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 16/04/2022 às 12:27
Notícia
Foto: André Nery/Acervo JC Imagem
Pagamento da conta de energia - FOTO: Foto: André Nery/Acervo JC Imagem

*Com informações de Agência Brasil

A partir deste sábado (16), a conta de luz pode ficar mais barata.

Isso porque a taxa extra, que estava em vigor desde setembro de 2021, deixará de ser cobrada a partir de hoje (16).

A bandeira de escassez hídrica, que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, foi extinta.

A partir disso, o Governo estima uma redução de aproximadamente 20% no valor da conta de luz dos consumidores.

A extinção da taxa extra só foi possível, porque os reservatórios de quatro das cinco regiões do país estão mais cheios, e isso dispensa o uso de termelétricas, que têm custo maior do que o das hidrelétricas.

Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à estiagem que atinge a região.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica terminaria no final deste mês. A medida, no entanto, acabou sendo antecipada por cerca de 15 dias.

Tarifa extra

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas em 2021.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil enfrentou, em 2021, "a pior seca já registrada na história".

"Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado", informou em nota.

Bandeira verde

De acordo com o ministério, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil.

Em entrevista concedida no início da semana ao programa A Voz do Brasil, o secretário de Energia Elétrica do ministério, Christiano Vieira, disse que atualmente os reservatórios estão, em média, com 70% de níveis de armazenamento, o que é "muito relevante nesta época do ano".

"Não dispomos de níveis assim desde 2012. Temos uma condição de segurança muito considerável. Na prática, significa que pouca geração termelétrica será necessária, o que se traduz em uma expectativa de bandeira verde até o final do ano", concluiu.