Incidente

VÍDEO: Aviões quase se chocam durante pouso após erro de controlador de tráfego

Controlador de tráfego aéreo autorizou um avião a pousar na mesma pista em que outra aeronave se preparava para decolar

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 09/05/2022 às 21:28
Notícia
Reprodução / Redes sociais
No vídeo, é possível ver o avião arremetendo após ter sido autorizado a pousar numa pista ocupada - FOTO: Reprodução / Redes sociais

Dois aviões ficaram a metros de colidirem no Aeroporto Internacional da Cidade do México após um controlador de tráfego aéreo ter autorizado um pouso numa pista com um avião se preparando para decolagem. O caso aconteceu no último sábado (7).

O avião que foi autorizado a pousar cumpria uma viagem de mais de uma hora vindo de Mazatlan, no México, pela companhia aérea Volaris, e estava se aproximando da pista 05L do aeroporto.

No entanto, outra aeronave, da companhia Volaris Costa Rica, já estava posicionada na mesma pista enquanto aguardava autorização para decolagem. As duas aeronaves eram do modelo Airbus A320-200N, com capacidade para até 180 passageiros cada.

Provavelmente por conta do conflito que se desenrolou através das comunicações via rádio do aeroporto, um dos tripulantes de outro avião filmou o ocorrido. Veja as imagens:

No vídeo, é possível ver o avião arremetendo, ou seja, cancelando o procedimento de pouso e subindo novamente para retomar o voo. Depois de arremeter e realizar uma nova tentativa, o avião da Volaris pousou em segurança.

O chefe dos Serviços de Navegação no Espaço Aéreo Mexicano (Seneam), Víctor Hernández Sandoval, foi demitido após o incidente.

Comentários