DINHEIRO

IMPOSTO DE RENDA 2022: Saiba como receber mais dinheiro da restituição

Descubra como ganhar mais dinheiro da restituição do Imposto de Renda 2022

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 11/05/2022 às 13:14
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Restituição Imposto de Renda; saiba quando será pago o 4º lote Imposto de Renda e confira o calendário restituição Imposto de Renda 2022 - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A restituição do Importo de Renda 2022 é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto.

Para melhor entender: se você por acaso pagou a menos, tem saldo a pagar; porém, se pagou a mais, tem saldo a ser restituído e pode resgatá-lo. 

Saber se você tem direito ou não é muito fácil. Pela própria plataforma da Leoa consegue consultar.

QUEM DEVE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA 2022?

Todos os cidadãos que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano de 2021 são obrigadas a entregar a declaração do Imposto de Renda 2022.

Existem outras condições que também obrigam a entrega de declarações. Dentre elas, o recebimento de rendimentos isentos acima de R$ 40 mil, quem teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeitos à incidência do imposto, ou que realizou qualquer operação em bolsa de valores.

COMO RECEBER MAIS DINHEIRO DO IMPOSTO DE RENDA

Os cidadãos que deixam para declarar por último o Imposto de Renda, consequentemente, são os últimos a receber a restituição

Isso pode parecer uma coisa ruim, mas na verdade não é. Algumas pessoas têm utilizado esta estratégia para conseguir receber mais dinheiro.

É que as restituições são corrigidas pela taxa Selic e há tendência de alta. Quem estiver no fim da fila, portanto, poderá receber mais.

PRAZO PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

O prazo para o envio das declarações se encerra em 31 de maio. Até a última segunda-feira (9), de acordo com dados da Receita Federal, cerca de 14 milhões de contribuintes - dos 34,1 milhões que devem prestar contas - não haviam ainda emitido os seus formulários.

COMO SERÁ O PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

O dinheiro da restituição é feito na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração do Imposto de Renda.

Se o valor não for sacado, ele fica disponível por até um ano no Banco do Brasil, podendo ser acessado nesse período.

Para ter acesso ao crédito, o contribuinte precisa acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento BB pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

RISCO DE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA EM CIMA DA HORA

Mas há riscos em deixar para a última hora. Gabriel Quintanilha, doutor em Direito, professor universitário e coordenador de tributação de renda do LLM da FGV, alerta que o sistema costuma travar na última semana por conta da quantidade de acessos.

Além disso, frisa, deve-se ter atenção com a declaração pré-preenchida, que está sendo disponibilizada pela primeira vez para as pessoas físicas.

Comentários