Estado de greve

METRÔ DO RECIFE: estado de greve é decretado por metroviários após anúncio de concessão à iniciativa privada

Assembleia dos metroviários aconteceu na noite desta quarta-feira (11) e contou com mais de 500 integrantes da categoria

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 11/05/2022 às 21:39
Notícia
DIVULGAÇÃO
Categoria defende que é possível ter um metrô de qualidade no Grande Recife mesmo sob a responsabilidade do poder público - FOTO: DIVULGAÇÃO

Com informações do repórter Filipe Farias, do JC Online

Metroviários de Pernambuco decretaram estado de greve após uma assembleia realizada na noite desta quarta-feira (11).

A decisão é uma reação contra a decisão dos governos estadual e federal em conceder a gestão e operação do Metrô do Recife à iniciativa privada. A medida passaria a valer após a estadualização do transporte.

REPRESENTANTE DOS METROVIÁRIOS SE MANIFESTA SOBRE A DECISÃO

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, declarou que a assembleia foi histórica, e que mais de 500 metroviários compareceram.

"Votamos pelo estado de greve e a assembleia permanente para combater esse desmando. Somos contra a privatização e não aceitamos isso", completou o presidente do sindicato.

Para Luiz Soares, é possível ter um metrô de qualidade, "com tarifa social de R$ 2,00", sem entregar a gestão para a iniciativa privada.

"Pra isso é necessário que o governo federal garanta mais verba de custeio, mais verba para garantir a compra de peças e materiais para investirmos, porque só assim a gente consegue melhorar o sistema", explicou o representante dos metroviários.

PRESIDENTE DO SINDICATO DIZ QUE GOVERNO NÃO ATENDE PEDIDOS DA CATEGORIA

O presidente do Sindmetro-PE declarou também que o governo nunca atende os pedidos da categoria para melhorar as condições do sistema em Pernambuco, e que, normalmente, são entregues menos da metade do valor solicitado para a manutenção do metrô.

Luiz Soares também acredita que, com a entrega da administração do sistema metroviário do estado para a iniciativa privada, algumas linhas devem deixar de existir, bem como o Sistema Estrutural Integrado (SEI), impactando muitos usuários.

PRÓXIMOS PASSOS DOS METROVIÁRIOS

Depois desta primeira assembleia com os metroviários, o presidente do sindicato informou que uma série de reuniões deve acontecer nos próximos dias.

"Temos uma reunião na sexta-feira (13), às 11h, com o presidente do CREA, Adriano Lucena; no mesmo dia, às 15h, nos reuniremos com a vice-governadora Luciana Santos; e na terça-feira (17), a reunião será com o superintendente Cássio Ferreira, às 11h. Oficializamos um pedido de reunião com o governador Paulo Câmara também. Depois disso, se não avançar nada, vamos decretar a paralização do sistema metroviário por tempo indeterminado após a nossa segunda assembleia, que acontece na próxima quinta-feira (19)", garantiu o presidente do Sindmetro-PE.

Comentários