DOR

CÓLICA EM BEBÊ: Que alimentos causam cólica no bebê? Saiba o que pode causar cólica no seu filho

Bebês podem ter cólicas mesmo se alimentando apenas de leite materno

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 12/05/2022 às 9:00
Notícia
PEXELS
Bebês podem ter cólicas devido à ingestão de determinados alimentos - FOTO: PEXELS

É de apertar o coração de uma mãe ou um pai ver que seu bebê está chorando. Principalmente se ele não parar de chorar depois de comer, dormir ou ser acariciado. Isso pode significar que o bebê está com cólica.

As cólicas em bebês podem ocorrer por excesso de gases, hormônios intestinais, intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca e ingestão de alimentos novos, mesmo através do leite materno.



Mas o que pode causar cólica no bebê? E como aliviar as cólicas do pequeno?

QUAIS SÃO ALIMENTOS QUE CAUSAM CÓLICA NO BEBÊ?

Os bebês podem sofrer de cólicas mesmo se sua alimentação for exclusivamente leite materno. Isso porque os alimentos ingeridos pela mãe vão contribuir com o leite materno - fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro, para o pequeno.

Ou seja, o que a mãe come pode desencadear no desconforto causado no bebê. Isso geralmente acontece com chocolate e alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis, couve-flor, repolho e pepino.

PEXELS
As cólicas do bebê podem ser acionadas por causa de alimentos ingeridos pela mãe - PEXELS

Caso o bebê apresente cólicas, a mãe pode fazer alterações na sua alimentação.

Os pequenos também podem ter cólicas devido à ingestão feita por eles mesmos. Leite (que não seja o materno), chocolate, leguminosas (lentilhas e ervilhas), vegetais crucíferos, carnes vermelhas e cafeína (em refrigerantes, por exemplo) podem provocar cólicas no bebê.

COMO ALIVIAR CÓLICA DE BEBÊ?

PEXELS
Existem formas de tentar atenuar a cólicas dos bebês - PEXELS

Para aliviar as cólicas de bebês, existem algumas táticas. Confira:

Massagem

Uma forma de aliviar as cólicas do seu bebê é massageando a região. A massagem deve ser feita em sentido horário ao redor do umbigo, com movimentos suaves e um pouquinho de pressão

Calor

Outro jeito de tentar atenuar as dores do pequeno é usando o calor a seu favor. Bolsas térmicas devem ser evitadas pois há o risco de queimaduras. O ideal é o contato pele a pele, com a barriga do bebê colada na do adulto. Banhos mornos também podem ajudar.

Carinho

Dar suporte emocional e garantir a proximidade física podem ajudar a aliviar as cólicas do neném.

Amamentar

Além do carinho e proximidade física, uma alternativa para tentar atenuar as cólicas do bebê é alimentá-lo. Mas isso só deve acontecer se o neném quiser comer durante uma crise. Lembre de tomar cuidado para que ele não mame demais, isso pode causar prejuízos na digestão.

Arrotar

Outra forma de tentar aliviar as cólicas de um neném é tentando fazê-la arrotar. O ideal é mantê-la de barriga para cima e cabeça levemente elevada depois da mamada.

Falsa sucção

Uma alternativa diferenciada é fazer uma falsa sucção para tentar amenizar as cólicas do bebê. Isso porque o movimento de sugar dá prazer e acalma o pequeno. Ele pode ser posicionado próximo ao peito ou mesmo com a boca no dedo da mãe ou do pai. Evite recorrer a chupetas se o aleitamento não estiver bem estabelecido .

 

Comentários