SAÚDE

O que é bom para Chikungunya? Quais os sintomas de Chikungunya e quanto tempo dura? Entenda

Atualmente, todas os Estados do Brasil registram transmissão de chikungunya. Esta arbovirose também pode se manifestar de forma atípica e/ou grave, sendo observado óbitos.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 12/05/2022 às 15:59 | Atualizado em 12/05/2022 às 16:00
Notícia
Reprodução/ Internet
Chikungunya é uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. - FOTO: Reprodução/ Internet

De acordo com o Ministério da Sáude chikungunya é uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes.

Ainda conforme o órgão, no Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) e o Aedes aegypti (ORGANIZACION PANAMERICANA DE LA SALUD, 2011).

CASOS DE CHIKUNGUNYA NO BRASIL

No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia.

Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. Esta arbovirose também pode se manifestar de forma atípica e/ou grave, sendo observado óbitos. 

QUADROS DE CHIKUNGUNYA 

A doença pode evoluir em três fases: febril ou aguda: tem duração de 5 a 14 dias; pós-aguda: tem um curso de até 3 meses; crônica: se os sintomas persistirem por mais de 3 meses após o início da doença, considera-se instalada a fase crônica.

Em mais de 50% dos casos, a artralgia (dor nas articulações) torna-se crônica, podendo persistir por anos.

QUAIS OS SINTOMAS DE CHIKUNGUNYA?

  • Febre
  • Dores intensas nas articulações
  • Dor nas costas
  • Dores pelo corpo
  • Erupção avermelhada na pele
  • Dor de cabeça
  • Náuseas e vômitos
  • Dor retro-ocular
  • Dor de garganta
  • Calafrios
  • Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças).

IMPORTANTE: É possível que se desenvolva manifestações atípicas no sistema nervoso, cardiovascular, pele, rins e outros (informações detalhadas no quadro abaixo).

Órgão/ sistema Manifestações
Nervoso Meningoencefalite, encefalopatia, convulsão, síndrome de Guillain-Barré, síndrome cerebelar, paresias, paralisias e neuropatias.
Olhos

Neurite óptica, iridociclite, episclerite, retinite e uveíte

 


Cardiovascular  Miocardite, pericardite, insuficiência cardíaca, arritmia e instabilidade hemodinâmica.
Pele Hiperpigmentação por fotossensibilidade, dermatoses vesiculobolhosas e ulcerações aftosa-like.
Rins Nefrite e insuficiência renal aguda.
Outros Discrasia sanguínea, pneumonia, insuficiência respiratória, hepatite, pancreatite, síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético e insuficiência adrenal.
 

O QUE É BOM PARA CHIKUNGUNYA?

O tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas. Até o momento, não há tratamento antiviral específico para chikungunya. A terapia utilizada é analgesia e suporte.

É necessário estimular a hidratação oral dos pacientes e a escolha dos medicamentos devem ser realizadas após a avaliação do paciente, com aplicação de escalas de dor apropriadas para cada idade e fase da doença.

Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendada a fisioterapia.

Em caso de suspeita, com o surgimento de qualquer sintoma, é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico e prescrição dos medicamentos, evitando sempre a automedicação. Os tratamentos são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Com informações do Ministério da Saúde

Comentários