Dinheiro esquecido

VALORES A RECEBER: pagamento do dinheiro 'esquecido' já começou? Saiba as novas regras do Banco Central para consulta na segunda fase

Nova fase do Sistema Valores a Receber será liberada ainda em maio? Saiba mais

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 25/05/2022 às 21:18
Notícia
Pixabay
Segundo lote do Imposto de Renda; Consulta Restituição; Imposto de Renda; Calendário Restituição - FOTO: Pixabay

O Sistema Valores a Receber, lançado pelo Banco Central (BC) no último mês de fevereiro, tem trazido muita esperança de resgatar algum dinheiro "esquecido" entre os brasileiros.

Em março, o BC liberou o agendamento da transferência dos valores a receber de bancos e instituições financeiras.

Contudo, a nova fase do Sistema Valores a Receber foi suspensa, o que atrasou o recebimento do dinheiro esquecido por quem possuía algum valor sobrando em instituições financeiras.

PAGAMENTO DO DINHEIRO ESQUECIDO JÁ COMEÇOU?

A resposta é sim. Alguns brasileiros que acessaram o sistema anteriormente conseguiram realizar o agendamento e sacar o dinheiro esquecido em bancos.

No entanto, novas regras para a plataforma Valores a Receber foram estabelecidas pelo Banco Central e algumas informações mudaram. Confira abaixo.

VALORES A RECEBER.GOV.BR 2022

A plataforma para consultar o dinheiro retido no Banco Central foi lançada em fevereiro, mas nos últimos dias as consulta estiveram "temporariamente suspensas para aprimoramento", como informa o site. Não há previsão de data para a volta do sistema.

Além disso, a nova fase do Valores a Receber estava prevista para iniciar no dia 2 de maio, mas teve de ser adiada por conta de uma greve dos servidores do BC.

COMO SABER SE TENHO DINHEIRO ESQUECIDO NO BANCO? CONSULTAR VALORES A RECEBER PELO CPF

A consulta por dinheiro esquecido no Banco Central pode ser feita, como explicado acima, na plataforma do Valores a Receber, mas o sistema está suspenso.

Entretanto, quando liberado novamente, o cidadão pode consultar digitando o CPF e data de nascimento. A consulta ao saldo, no entanto, só é liberada na fase seguinte e necessita de uma conta Gov.BR de nível ouro ou prata.

NOVAS REGRAS DO BANCO CENTRAL PARA CONSULTAR VALORES A RECEBER

O Banco Central definiu regras novas para a plataforma Valores a Receber. Confira:

  • Não é mais necessário realizar o agendamento para sacar o dinheiro esquecido. O valor pode ser solicitado já na primeira consulta
  • O sistema agora conta com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. As pessoas que não tinham valores a receber podem consultar o sistema novamente para saber se possuem um novo saldo

Comentários