CHUVAS

Chuvas provocam quatro mortes e uma pessoa segue desaparecida, no Grande Recife

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os maiores volumes acumulados foram: Olinda (204 mm), Recife (199 mm), Itapissuma (184 mm) e Paulista (186 mm).

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 26/05/2022 às 17:39 | Atualizado em 27/05/2022 às 5:28
Notícia
Welington Lima/TV Jornal
Chove forte desde a noite de ontem na Região Metropolitana do Recife - FOTO: Welington Lima/TV Jornal

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife entre a última terça-feira (24) e quarta-feira (26), até o momento, já vitimou quatro pessoas e há um homem desaparecido. 

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os maiores volumes acumulados foram: Olinda (204 mm), Recife (199 mm), Itapissuma (184 mm) e Paulista (186 mm).

Todos os óbitos ocorreram em trechos da cidade de Olinda. 

VÍTIMAS

A primeira vítima confirmada foi o idoso de 62 anos José Cláudio da Silva. Ele morava sozinho em uma casa no Córrego do Abacate, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, quando uma barreira desmoronou. 

Próximo a casa de seu José, no bairro de Caixa D'água, morava o casal Rosimere Hipólito da Silva, de 44 anos, e Sérgio Pimentel, de 54 anos, que também foram vítimas de deslizamento de barreira. 

Os bombeiros levaram mais de 24h para encontrar o corpo das vítimas que só foi localizado na manhã desta quinta-feira (26). 

Reprodução/ TV Jornal
Casal foi encontrado hoje (26) - Reprodução/ TV Jornal

A poucos quilômetros dali, na madrugada da quarta-feira (25), Aureogildo Vasconcelos, de 36 anos, voltava de uma pelada no bairro de Jardim Brasil. 

Ao chegar em um trecho da Avenida Presidente Kennedy, em Peixinho, decidiu arriscar e seguir de moto pela via alagada. Devido ao grande volume de água, o homem acabou sendo levado pela correnteza. 

Divulgação
O corpo foi encontrado na tarde de hoje (26) - Divulgação

A motocicleta foi encontrada por populares na manhã do mesmo dia. O corpo dele foi encontrado na tarde desta quinta-feira (26), no bairro de Cajueiro, já no Recife, pelo irmão da vítima e alguns amigos e dizem ser dele.

Veja vídeo do resgate da moto:

DESAPARECIDO

A família do jardineiro Alex Rodrigo da Luz está em buscas do homem que desapareceu após seu sítio ser coberto pelas águas das fortes chuvas, na última quarta-feira (25). 

Ele mora no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. A família acredita que Alex teria desaparecido depois de tentar resgatar os animais do sítio em que ele mora.

Um dia depois do desaparecimento, o cavalo em que Alex estava montado foi encontrado sem vida.

De acordo com os parentes, até o momento nenhum órgão oficial apareceu para prestar ajuda. As buscas estão sendo feitas pelos próprios familiares. 

Arquivo pessoal
O jardineiro Alex Rodrigo da Luz mora no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. - Arquivo pessoal

DANOS CAUSADOS PELAS CHUVAS

De acordo com o Governo do Estado de Pernambuco através da Casa Militar e Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, os danos humanos repassados pelos municípios até o momento foram de que temos 695 desabrigados e 285 desalojados em todo estado.

  • Olinda 196 pessoas estão desabrigadas e 30 estão desalojadas
  • Recife 499 pessoas estão desabrigadas e 82 estão desalojadas
  • São José da Coroa Grande 70 pessoas estão desabrigadas
  • Igarassu há 68 pessoas desalojadas
  • Cabo de Santo Agostinho 18 pessoas desalojadas
  • Xexéu 12 pessoas desalojadas
  • Palmares 03 pessoas desalojadas
  • Camaragibe 02 pessoas desalojadas.

*Até a publicação desta matéria o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, nem a Defesa de Jaboatão dos Guararapes se pronunciaram. Caso haja respostas por partes dos órgãos, esta matéria será atualizada.

Comentários