Chuvas fortes

ESTADO DE ALERTA: Apac renova aviso de chuvas fortes para este domingo (29); veja áreas afetadas

Previsão de chuva para amanhã, domingo (29), em quatro regiões de Pernambuco; confira

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 28/05/2022 às 18:56
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Chuvas deixam bairro de São José, no Recife, com as ruas alagadas - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um novo aviso meteorológico no início da noite deste sábado (28), renovando o alerta de chuvas fortes para este fim de semana no Estado.

Antes, a previsão da agência era de que a chuva, que atinge municípios do Grande Recife e Zona da Mata de Pernambuco desde o começo da semana, diminuísse durante a manhã do domingo (29).

Com a renovação do aviso meteorológico, que indica estado de alerta pelo alto risco à população, as chuvas devem seguir durante todo o domingo, mas reduzindo a intensidade ao longo do dia.

Áreas mais afetadas pela chuva

De acordo com a Apac, os modelos de previsão indicam uma maior probabilidade de chuvas na Zona da Mata Sul e no Agreste Meridional de Pernambuco.

Apesar disso, o aviso da agência continua valendo para as outras regiões do estado incluídas no alerta:

  • Grande Recife;
  • Mata Sul;
  • Mata Norte;
  • Agreste.

Já em relação aos acumulados de chuva nas últimas 24 horas, a Apac informou que foram registrados 317mm no município de Itapissuma, o maior do Estado. Em seguida vêm Jaboatão dos Guararapes (230 mm), Recife (220 mm), São Lourenço (220 mm), Igarassu (200mm) e Abreu e Lima (197mm).

Orientações da Defesa Civil

A Agência Pernambucana de Águas e Clima segue, novamente, recomendando à população que procure as orientações da Defesa Civil de cada município.

Caso more em áreas de risco, procure abrigo em locais seguros ou busque abrigos municipais. Confira as orientações da Defesa Civil no vídeo abaixo.