Acúmulo de água

BARRAGEM DE TAPACURÁ: Veja como está a barragem de Tapacurá hoje, terça-feira (7)

Apac e Compesa fizeram uma visita técnica ao reservatório, que continua apresentando acúmulo de água devido às chuvas na região

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 07/06/2022 às 18:27
Notícia
COMPESA
Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, faz parte do Sistema de Contenção de Cheias do Rio Capibaribe - FOTO: COMPESA

A barragem de Tapacurá, no município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, recebeu uma visita técnica das presidentes da Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, Suzana Montenegro, e da Companhia Pernambucana de Saneamento, a Compesa, Manuela Marinho.

Segundo os órgãos, o reservatório segue operando normalmente, mas de forma monitorada. A Compesa informou que a barragem de Tapacurá ainda apresenta acumulo de água por conta das chuvas que atingiram a região.

Ainda de acordo com a companhia de saneamento, Tapacurá opera com 98,31% da capacidade máxima.

HÁ RISCO DE TAPACURÁ ESTOURAR?

Na última sexta-feira (3), a Superintendência de Projetos de Recursos Hídricos recomendou à Defesa Civil a realização de ações para reduzir os impactos da elevação do rio Capibaribe às populações ribeirinhas.

A razão para isso foi a elevação do nível em Tapacurá e também da barragem do Goitá, que fica em Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

As duas barragens são responsáveis por controlar parte da vazão do rio Capibaribe e estão próximas do vertimento. Contudo, não há risco de rompimento dos reservatórios. Isso porque o vertimento é um mecanismo de segurança previsto nas barragens.

PREVISÃO DO TEMPO PARA A QUARTA-FEIRA (8) EM PERNAMBUCO

Abaixo, confira a previsão do tempo para Pernambuco nesta terça (7) e quarta-feira (8).

* Com informações da repórter Ana Maria Miranda, do JC Online

Comentários