Astronomia

LUA DE MORANGO: Superlua de Morango ocorre hoje, terça-feira (14); entenda fenômeno

Saiba como assistir a Superlua de Morango nesta terça-feira (14)

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 14/06/2022 às 19:37 | Atualizado em 14/06/2022 às 19:44
Notícia
ANGELOS TZORTZINIS / AFP
Superlua de Morango vista da Grécia, nesta terça-feira (14) - FOTO: ANGELOS TZORTZINIS / AFP

A Superlua de Morango ocorre na noite desta terça-feira (14) e pode ser vista do Brasil.

O fenômeno acontece quando dois momentos astronômicos se unem: a fase de Lua cheia e o perigeu, quando o satélite está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra.

O que é Superlua?

"É um termo popular, que na astronomia chamamos de Lua Cheia de Perigeu", explica Rodolfo Langui, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru.

Segundo especialista, o fenômeno acontece quando a Lua passa mais próxima da Terra: "ao girar em volta da Terra, em órbita elíptica, vai ter um momento no mês que vai passar mais próxima da Terra e vai ter momento que ela vai se afastar mais."

"Quando coincide dela passar pelo perigeu e de ser Lua cheia, então temos a Superlua, ou Lua Cheia de Perigeu", conclui Langui.

Como assistir a Superlua de Morango hoje?

A Superlua pode ser observada a olho nu quando as condições de visibilidade estiverem boas, ou seja, com o céu limpo.

A mudança no tamanho da Lua, no entanto, não deve ser facilmente percebida a olho nu. "É necessário fotografar a Lua antes e depois para se perceber a diferença de tamanho e de brilho", explica o astrônomo Leandro Guedes, do Planetário do Rio de Janeiro.

A boa notícia é que o canal Pedalando com a Ciência, no YouTube, deve transmitir a Superlua de Morango a partir das 19h30 desta terça-feira (14). Confira:

Por que o nome é Superlua de Morango?

A origem do nome Superlua de Morango vem dos povos originários do Estados Unidos à época da colheita dos frutos.

"Lua de Morango e outros nomes como Lua do Lobo, Lua de Mel, tem origem nas culturas indígenas da América do Norte, dos Estados Unidos", explica Langui.

A cor, no entanto, não muda de fato. "A não ser que a pessoa esteja observando a Lua nascendo no horizonte Leste ou se pondo no horizonte Oeste. Neste momento, não só a Lua, mas qualquer astro quando fica próximo do horizonte, tem um tom mais avermelhado, alaranjado, devido à atmosfera da Terra", raciocina o especialista.

Em junho, ainda deve haver a conjunção dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que já é possível de ser observada a olho nu. Já no dia 24, a Lua deve se juntar ao alinhamento dos cinco planetas.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários