A venda de uma bebida à base de soro de leite a R$ 4,49 em uma rede de supermercados em São Paulo vem gerando revolta nas redes sociais.
Isso porque a embalagem do produto é semelhante à do leite, mas a bebida é, na realidade, um composto à base de soro de leite, uma sobra da produção de queijos.
Apesar de ser uma matéria-prima comum na indústria dos laticínios, o soro de leite tem aparecido bastante na composição dos produtos à base de leite nos últimos anos como forma de reduzir o custo de produção e o preço final ao consumidor.
Venda de soro de leite é criticada nas redes sociais
A confusão, no entanto, vem num momento de alta no preço do leite, que subiu 29,28% nos últimos 12 meses de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
Pelas redes sociais, consumidores associaram o caso a uma prática da indústria alimentícia conhecida como reduflação, que é a redução no tamanho das embalagens sem alteração no preço. A qualidade dos produtos comercializados também foi alvo das críticas dos internautas.
O leite virou soro de leite.
— Rafael Parente (@Rafael_Parente) July 5, 2022
O iogurte virou mistura láctea.
O pacote de 1kg virou 900g.
Tudo diminuiu. O salário, o poder de compra, a qualidade de vida do povo.
As únicas coisas que não diminuem são os preços, a inflação, e a fatura do cartão corporativo.
O Brasil piorou.
Com o litro do leite batendo 10 reais sobrou o soro de leite para alimentar nossas crianças. pic.twitter.com/wZg7gYyqIU
— Ricardo Pereira (@ricardope) July 5, 2022
Após a repercussão negativa do caso na internet, o Procon-SP notificou a fabricante da bebida láctea. A empresa foi cobrada a prestar esclarecimentos até o dia 14 de julho.
* Com informações do UOL Notícias
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