Saúde

VARÍOLA DOS MACACOS: Sobe para 7 número de casos confirmados da doença em Pernambuco

São 19 notificações contabilizadas em Pernambuco, sendo sete casos confirmados da varíola dos macacos, 11 em investigação e um descartado

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 28/07/2022 às 20:45
Notícia
CDC/REPRODUÇÃO
ESTATÍSTICA Nas Américas, a maioria dos casos foi detectada entre homens que fazem sexo com homens - FOTO: CDC/REPRODUÇÃO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou, na noite desta quinta-feira (28), o número de casos notificados da varíola dos macacos em Pernambuco.

Das 19 notificações contabilizadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), sete são casos confirmados da doença, 11 estão em investigação e um foi descartado. Até o domingo (24), o número de casos confirmados era três.

Entre os sete pacientes que tiveram confirmação laboratorial para o vírus, três são residentes do Recife, dois de Jaboatão dos Guararapes, e outros dois são dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Três pacientes têm entre 20 e 29 anos, um é da faixa etária de 30 a 39 anos e outros três têm de 40 a 49. Todos são do sexo masculino.

Além dos casos confirmados, estão em investigação 11 notificações relativas a seis residentes do Recife, dois do Paulista, um de Abreu e Lima, um de Petrolina e um de Timbaúba.

Apesar dos novos casos confirmados, a SES-PE informa que não há evidência até o momento de transmissão local do vírus da varíola monkeypox em Pernambuco.

.

Nenhum dos pacientes está internado e todos estão em isolamento domiciliar. Equipes de vigilância epidemiológica dos municípios acompanham os casos.

As amostras coletadas estão sendo enviadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, considerado referência no diagnóstico da varíola dos macacos, assim como para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Comentários