Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: qual a função de um GOVERNADOR? Saiba mais sobre o cargo

Assim como o cargo de presidente, o governador é aquele que ocupa o cargo mais alto político num Estado.

Jones Johnson
Jones Johnson
Publicado em 08/08/2022 às 12:17
GUGA MATOS / JC IMAGEM
Exoneração do secretário executivo foi decidida no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual - FOTO: GUGA MATOS / JC IMAGEM

Em toda eleição geral, um dos cargos que serão escolhidos pela população é o de governador. Em 2022, teremos que escolher novamente o candidato que ocupará o cargo pelos próximos 4 anos.

Abaixo você confere quais as funções que um governador tem e sua relevância no âmbito nacional.

O que é um governador?

Assim como o cargo de presidente, o governador é aquele que ocupa o cargo mais alto político num Estado. Seu mandato dura 4 anos podendo se reeleger por mais 4. 

É função do governador administar o Estado e ser o responsável por representá-lo em ações jurídicas, adminstrativas ou políticas. Dentre os requisitos para ser um governador, estao:

  • ser alfabetizado;
  • ter nacionalidade brasileira;
  • ter realizado o alistamento eleitoral;
  • ter domicílio eleitoral onde pretende ser candidato;
  • estar filiado ao partido no qual pretende se candidatar à pelo menos 6 meses antes das eleições;
  • ter, no mínimo, 30 anos.

Além de representar o Estado, o governador também é responsável pela infraestrutura, definição do orçamento estadual, pela obtenção de recursos junto à União para realização de obras no estado, como criação de hospitais, escolas, hemocentros e criação de projetos de lei.

Em Pernambuco

Em 2022 teremos os seguintes candidatos ao governo do Estado: Marília Arraes (Solidariedade), Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (União Brasil), Cláudia Ribeiro (PSTU) e Danilo Cabral (PSB)