Trânsito

Nova Lei de Trânsito permite 'furar' sinal vermelho em caso específico. Entenda

Embora avançar o semáforo fechado continue sendo uma infração gravíssima, Nova Lei de Trânsito traz uma exceção sobre o assunto.

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 10/08/2022 às 18:56
Notícia
KALHH/PIXABAY
Avançar sinal vermelho continua sendo infração gravíssima. - FOTO: KALHH/PIXABAY

Não é uma novidade para os motoristas que desrespeitar um semáforo fechado é considerado uma infração gravíssima. Afinal, é o que está determinado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No entanto, a Nova Lei de Trânsito, em vigor desde abril de 2021, traz algumas mudanças importantes, com destaque para uma exceção sobre o ato de avançar o sinal vermelho.

Isso porque o artigo 44-A do CTB agora permite a conversão à direita mesmo quando diante de um semáforo fechado. Antes, a parada era obrigatória independentemente da situação.

Desse modo, caso o condutor não tenha a intenção de seguir em frente num sinal vermelho, pode virar à direita, desde que a situação permita:

  • Deve haver permissão expressa para a manobra (placas ou liberação de um agente de trânsito)
  • A manobra não pode atrapalhar veículos que estejam vindo pela via em que o motorista entrará

É importante destacar que é fundamental que o condutor observe as condições de segurança para realizar a conversão à direita, como verificar se há pedestres atravessando a rua.

É permitido avançar o sinal fechado durante a noite ou madrugada?

Não existe nenhuma ressalva no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (que trata do semáforo fechado) sobre avançar o sinal em alguns horários específicos como a noite.

Na realidade, a possibilidade de avançar o sinal vermelho durante a noite ou madrugada é um campo em que autoridades e especialistas discordam. Há, por exemplo, quem recomende não avançar o semáforo fechado em nenhuma situação.

Por outro lado, há quem defenda essa possibilidade, já que há um risco à integridade física, mental e material do motorista caso passe por uma situação como um assalto.

Nesse caso, os defensores da prática dizem que, caso haja atenção e cuidado por parte do condutor, não há risco para a sua própria segurança ou a de outros, visto que o fluxo de veículos reduz no período da noite.

Vale lembrar que, justamente por não existir ressalva legal sobre o assunto, o motorista ainda pode ser multado por essa razão.

Comentários