aumento de salários

PISO ENFERMAGEM: Sindicato diz que vai processar Paulo Câmara se piso for pago em 2023; entenda

Governo de Pernambuco estuda manobras jurídicas para não pagar o piso

JAMILDO MELO Lorena Lins
JAMILDO MELO
Lorena Lins
Publicado em 11/08/2022 às 16:29
REPRODUÇÃO/TWITTER
Governador Paulo Câmara autorizou antecipação do pagamento do 13 º salário dos servidores - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), discutiram a possibilidade de manobras jurídicas para adiar a implantação do piso da enfermagem. A informação foi dada pelo Blog de Jamildo.

O prazo para pagamento é 31 de dezembro deste ano de 2022. No documento, a entidade sindical diz que vai entrar na Justiça caso o Estado ultrapasse o prazo de dezembro.

O novo piso é referente a lei sancionada recentemente pelo presidente Bolsonaro (PL).

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, categoria beneficiada pelo piso, já tinha protocolado um ofício, pedindo uma reunião com o Governo do Estado.

Agora, o Sindicato protocolou um novo ofício, dizendo que poderá processar o governador Paulo Câmara (PSB), caso o gestor não implante o piso salarial.

Reprodução
Documento do sindicato da categoria pressiona Estado para que não deixe para o ano que vem o cumprimento da lei - Reprodução

"Solicita-se que todas as devidas iniciativas do poder executivo e legislativo sejam tomadas no sentido do ora requerido, sob pena de pleito judicial, que só irá deixar temporariamente em mora o direito já estabelecido constitucionalmente até sua ulterior resolução, além de todas as medidas judiciais que sejam necessárias e cabíveis face à qualquer omissão do poder executivo ou legislativo que porventura venha a ser realizada", diz o ofício do Sindicato.

O Sindicato, no mesmo ofício, apresentou toda a sua argumentação jurídica, para o piso ser aplicado.

O ofício, protocolado nesta quarta-feira (10), foi endereçado ao governador e também para a Secretaria de Administração do Estado e Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Paulo Câmara é pressionado por hospitais

Nesta quinta, o Blog de Jamildo revelou que os hospitais, que funcionam como OSs, como se fossem privados, já começaram a cobrar a fatura do novo piso. Em apenas um deles, a elevaçao da folha chega a 1 milhão de reais.

Saiba quando entra em vigor o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Governador Paulo Câmara - FOTO:BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Reprodução
Documento do sindicato da categoria pressiona Estado para que não deixe para o ano que vem o cumprimento da lei - FOTO:Reprodução