Saúde

Pôr o dedo dentro do nariz pode trazer riscos à saúde; entenda

Costuma limpar o nariz com os dedos? Ato pode estar associado a riscos de infecções leves ou graves

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 16/08/2022 às 19:24 | Atualizado em 16/08/2022 às 19:26
Notícia
Freepik
Cutucar o nariz pode colocar ainda mais germes dentro do organismo. - FOTO: Freepik

"Limpar o salão" é algo normal: acontece no dia a dia quando estamos sozinhos ou na companhia de alguém com quem temos algum nível de intimidade. E além dos humanos, outros primatas também cutucam o nariz.

Embora seja considerado por muitas pessoas algo nojento e o estigma social sobre cutucar o nariz ser generalizado, não existe nenhum risco sobre o ato, certo? Errado.

A realidade é que o muco formado durante as dezenas de milhares de ciclos respiratórios diários — ou simplesmente a "meleca" (ou, entre os nordestinos, "catota") — são resultado da filtragem do ar.

O que tem na meleca?

Como explicado logo antes, o muco atua como um filtro biológico que captura a poeira e outros elementos que causam alergias antes mesmo deles penetrarem em nossas vias aéreas mais interiores. Caso entrassem, poderiam causar problemas como inflamação e asma.

Além desses alérgenos, as células da cavidade nasal formam esse muco para filtrar vírus, bactérias e poeira que contém substâncias nocivas, incluindo metais pesados no ar.

Isso significa, basicamente, que o muco nasal é uma das linhas de frente do nosso sistema imunológico contra infecções (especialmente as respiratórias).

Portanto, o ideal não é aspirar o muco e muito menos o consumir (hábito conhecido tecnicamente como mucofagia), e sim assoar o nariz para evitar uma exposição maior a essas toxinas do ambiente.

Por que tirar meleca pode trazer riscos à saúde?

Se o ideal é assoar o nariz, tudo bem tirar a meleca com o dedo, certo? Afinal, o dedo indicador se encaixa perfeitamente na narina… A resposta, contudo, também é não.

Alguns estudos mostram que o estafilococo dourado (Staphylococcus aureus), conhecido por causar uma variedade de infecções leves ou graves, é encontrado com frequência no nariz.

Uma pesquisa mostrou, inclusive, que pôr o dedo dentro do nariz está associado ao transporte da bactéria e propôs superar o hábito como uma das soluções para descolonizar o estafilococo dourado.

Além do estafilococo, o ato de tirar meleca pode ainda ser uma das formas de transmitir a bactéria Streptococcus pneumoniae, causa da pneumonia e outras infecções.

De modo geral, isso significa que colocar o dedo no nariz é uma das várias maneiras de ter ainda mais germes no corpo ou espalhá-los pelo ambiente.

Então como limpar o nariz?

A forma certa de tirar a meleca é, então, evitando os dedos sujos no nariz, visto que essa parte do corpo já atua incansavelmente para mantê-lo protegido.

Dessa forma, caso precise mesmo "limpar o salão", assoe o nariz cuidadosamente com um lenço de papel, descarte-o e lave bem as mãos depois.

* Com informações da BBC Brasil

Comentários