Hiperglicemia

Veja 4 sinais de alerta para glicose alta no sangue

Médica aponta 4 sintomas que podem indicar açúcar em excesso no corpo, associado a doenças metabólicas e cardiovasculares

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 30/08/2022 às 19:52
Notícia
Freepik
Cansaço excessivo é apenas um dos sinais de alerta para hiperglicemia - FOTO: Freepik

A glicose desempenha um papel importantíssimo na nossa saúde justamente por ser uma das principais fontes de energia no corpo humano. É a partir da conversão da molécula de açúcar no organismo em energia que temos disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Contudo, o excesso de glicose no sangue gera um desequilíbrio que pode desencadear doenças metabólicas, como a diabetes, doenças cardiovasculares e problemas renais.

Chamada de hiperglicemia ou glicose alta, a condição pode levar a uma insuficiência da insulina, hormônio responsável por transportar essa molécula pelo organismo.

Médica lista 4 sintomas que apontam glicose alta

De acordo com a médica de emergência Bayo Curry-Winchell, o açúcar em excesso na corrente sanguínea pode, a longo prazo, prejudicar os vasos sanguíneos.

Muito açúcar no sangue por um longo período pode danificar os vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue a órgãos como o coração e os rins.

"Nem todo mundo vai notar sinais dessa condição, mas há alguns sintomas sutis, como fadiga ou aumento da sede", disse. Confira a lista de sinais de uma possível hiperglicemia.

1. Cansaço excessivo

Embora seja uma fonte de energia para o corpo, o açúcar, quando em excesso, não significa mais energia para ser gasta. De acordo com a profissional de saúde, o corpo não consegue utilizar a glicose extra em benefício próprio, o que gera uma sensação de cansaço intenso.

2. Aumento da sensação de sede e vontade de urinar

Os rins são um dos órgãos afetados pela hiperglicemia, já que eles não são capazes de filtrar o açúcar em excesso do sangue. Por conta disso, eles tentam eliminar essa glicose através da urina.

Por não conseguir reter o líquido no corpo, a sensação causada é a de sede, já que o organismo precisa repor a água eliminada na urina.

3. Dormência e formigamento

A dormência ou formigamento nos dedos, sejam das mãos ou dos pés, é outra consequência associada à hiperglicemia. A condição, conhecida como neuropatia, é reflexo dos danos no sistema nervoso causados pelo açúcar em excesso.

4. Visão turva ou embaçada

A glicose alta no sangue pode, também, elevar a pressão dos vasos sanguíneos localizados no globo ocular, especificamente atrás da retina. Essa situação provoca a visão turva ou embaçada, podendo ser temporária, resolvendo-se após os níveis de açúcar se equilibrarem no sangue.

* Com informações do Metrópoles.

Comentários