dinheiro

AUMENTO NO INSS: veja se você é um das pessoas contemplados por novo valor dos benefícios

Aposentados e pensionistas podem receber a mais, caso a decisão seja aprovada no STF.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 04/09/2022 às 12:58 | Atualizado em 05/09/2022 às 19:09
Notícia
Montagem
Início do pagamento de aposentadorias e pensões do INSS já está definido; veja tabela INSS com dedução e teto máximo do INSS - FOTO: Montagem

O benefício para milhões de segurados que contribuíram para a Previdência Social antes de 1994 pode aumentar, de acordo com a Revisão da Vida Toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ação está em análise pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi gerada por uma tese jurídica.

Sendo assim, os membros da Corte podem considerar que será permitida a inclusão de brasileiros que contribuíram ao INSS no período anterior a 1994 no cálculo da aposentadoria e pensões.

Caso seja aprovado, um número muito alto de segurados terão aumento no valor recebido mensalmente do benefício.



A REVISÃO DO INSS TEM PRAZO PARA COMEÇAR?


Aposentados e pensionistas do INSS devem esperar a decisão do STF do tema, portanto, não há uma data específica para a medida entrar em vigor.

Em fevereiro, a revisão do Vida Toda do INSS recebeu 6 votos favoráveis e 5 contrários. No entanto, o ministro Kassio Nunes Marques solicitou que a decisão deveria ser transferida para o Plenário Físico, em um novo julgamento.

A estratégia de Nunes Marques é anular o voto de Marco Aurélio, que se aposentou, visto que uma nova votação entre os ministros faria começar do zero e uma menor probabilidade de ter um parecer favorável.

Em contrapartida, com o intuito de evitar o destaque do voto do ex-ministro, o STF decretou uma regra para deixar válido os votos dos ministros aposentados mesmo com pedido de destaque.

Marcos Santos/ USP Imagens
Auxílio Brasil; Calendário Auxílio Brasil; Calendário Bolsa Família; Auxílio Brasil julho; Pagamento Auxílio Brasil; Bolsa Família; Auxílio Brasil 600 - Marcos Santos/ USP Imagens

O JULGAMENTO DA REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS


Existem duas possibilidades em relação ao julgamento da Revisão da Vida Toda do INSS. De um lado, pode haver vitória dos aposentados, visto que o destaque do tema já tenha sido votado.

Do outro, existe a possibilidade de reiniciar o julgamento em plenário físico, no entanto sem contar com o voto do ministro aposentado Marco Aurélio de Mello.

Apesar do iminente risco, nas duas possibilidades os segurados têm mais chances de vitória. O que pode acontecer é a demora na definição na definição do tema.

Existe uma expectativa de que seja definido ainda esse ano, mas sem data específica.

Comentários