Prorrogação

ATUALIZAR CADASTRO ÚNICO PELA INTERNET: Prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado; confira AQUI como atualizar

Milhares de beneficiários do Auxílio Brasil ganharam mais tempo para regularizar o Cadastro Único

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 14/10/2022 às 7:54 | Atualizado em 14/10/2022 às 7:56
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Aplicativo do CadÚnico foi liberado pelo Ministério da Cidadania - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Milhares de beneficiários do Auxílio Brasil ganharam mais tempo para regularizar o Cadastro Único, conhecido como CadÚnico.

O prazo era até está sexta-feira (14), mas filas e dúvidas sobre o assunto fizeram com que o Ministério da Cidadania prorrogasse por mais 30 dias o período de atualização, que é necessária para que o cidadão receba os programas governamentais.

A atualização feita a cada dois anos ou sempre que houver mudanças de dados – estava aberta desde fevereiro deste ano.

Para isso, a pessoa precisa ir até a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento específico do Cadastro Único na cidade.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.

Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Devido aos impactos da pandemia da covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral.

Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. Beneficiários que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

COMO FAZER A ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO?

O governo criou o aplicativo do CadÚnico, disponível para Android e iOs, mas pelo site é possível averiguar em que situação o benefício está.

Se o cadastro necessitar de alguma alteração, o governo tentará entrar em contato com a família inscrita por meio de mensagem de texto, telegrama e, até mesmo, no caso de quem é inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), por mensagem na conta de luz.

Pelo aplicativo, os cidadãos podem apenas confirmar os dados fornecidos, mas se for necessário fazer alguma alteração cadastral é preciso comparecer a um posto de cadastramento, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Veja exemplos de casos em que o responsável familiar deverá realizar a atualização:

*Alguém na família nasceu ou morreu
*A família mudou de endereço
*Alguém foi morar em outro lugar
*As crianças entraram na escola ou mudaram de instituição
*Alguém passou a ganhar mais ou menos na família
*A família mudou de cidade

DOCUMENTAÇÃO

Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.

Para as demais pessoas da família: o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar:

CPF, de preferência; ou
Certidão de Nascimento; ou
Certidão de Casamento; ou
Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
Título de Eleitor.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

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