benefício

CADASTRO ÚNICO: governo prorroga prazo para ATUALIZAÇÃO do CadÚnico; veja como atualizar e até quando pode fazer

Alterações evitam suspensão ou cancelamento do Auxílio Brasil

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 14/10/2022 às 10:32
Notícia
Reprodução / Dataprev
Cidadão pode consultar a situação do Cad�nico pela Dataprev de duas maneiras diferentes: com uma conta Gov.Br, ou com CPF - FOTO: Reprodução / Dataprev

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com a pasta, foram convocadas mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no Cadastro Único para realizar a revisão cadastral, sendo 757 mil beneficiárias do Auxílio Brasil.

A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios. Em setembro, cerca de 263 mil famílias ainda não haviam atualizado as informações.

O QUE É O CADÚNICO?

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas e benefícios federais, como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. A falta de atualização dos dados pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento.

Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

Veja, abaixo, a documentação necessária:

Para o Responsável Familiar: CPF ou Título de Eleitor. (Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade)

Para as demais pessoas da família: pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar:

  • CPF, de preferência; ou
  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
  • Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
  • Título de Eleitor.

COMO CONSULTAR O CADÚNICO?

É possível consultar o Cadastro Único no aplicativo. Pelo canal, além do site na internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.

Se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

VEJA TAMBÉM: Quem tem direito ao Bolsa Família 2022?

Comentários