saúde

COLESTEROL ALTO: Saiba quais são os SINTOMAS do colesterol alto e como melhorar

Saiba a seguir quais são os sintomas do colesterol alto e como melhorar

Gabriella Zilma
Gabriella Zilma
Publicado em 15/10/2022 às 20:29
Notícia
Freepik
Quais os sintomas de colesterol alto - FOTO: Freepik

O colesterol alto é uma condição perigosa na vida de muitos brasileiros e que pode ocasionar em outras complicações na saúde de cada individuo, que obtenha altos níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue.

Portanto, o acúmulo do LDL no sangue pode causar a arteriosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias do coração), além disso, outras doenças cardiovasculares e hepáticas.

SINTOMAS DO COLESTEROL ALTO NO FÍGADO

Não há sintomas, é uma doença silenciosa, por isso, a recomendação é que os exames de rotina sejam feitos regularmente. Para que, assim, as taxas de colesterol sejam acompanhadas e os níveis de ambos os colesteróis LDL e HDL (colesterol bom) sejam avaliados.

Com isso, quando os níveis do colesterol LDL estão em excesso, o fígado, órgão que acumula grandes quantidades de gordura, passa a emitir alguns sinais de alerta que podem se manifestar no corpo. São eles:

1. Inchaço abdominal

O inchaço abdominal está ligado diretamente ao acúmulo de gordura no fígado e baço de um individuo com colesterol alto. Além disso, o acúmulo de gordura pode causar também doenças hepáticas.

2. Aparecimento de Xantelasmas

Xantelasmas são manchas salientes de cor amarelada que surgem em várias regiões do corpo, inclusive, é comum encontrá-las na pálpebras, e mostram que os níveis de colesterol no sangue estão elevados.

As manchas são amareladas justamente por estar relacionado ao depósitos de colesterol no corpo, e podem vir a aumentar de tamanho caso o devido tratamento não seja realizado.

OUTROS SINTOMAS DO COLESTEROL ALTO

Por mais que não apresente sintomas, o colesterol alto pode demonstrar alguns indícios através do surgimento de outras complicações de saúde, que podem ser leves ou graves, como:

  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Dor de cabeça
  • Palpitações

TRATAMENTO DO COLESTEROL ALTO

O colesterol alto é responsável pelo surgimento de doenças cardiovasculares, hepáticas e outros problemas de saúde, como obesidade e diabetes.

A condição, além de ser ocasionada por hábitos alimentares irregulares, também pode ser adquirida de forma hereditária.

Portanto, a recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologista (SBC) é que pessoas que obtém ou desejam diminuir os níveis do colesterol alto procurem adotar hábitos e estratégias para ter uma vida mais saudável.

Além de atividades físicas e tratamento médicos, há também sucos que auxiliam na redução desse acúmulo de gorduras. Clique aqui para saber mais.

Assista ao vídeo a seguir para saber mais técnicas que vão complementar no seu tratamento.

Conheça 6 chás para baixar o colesterol alto

Comentários