COLESTEROL ALTO

Descoberta revolucionária para baixar o COLESTEROL ALTO é revelada e está perto de chegar ao Brasil; confira

Novo remédio capaz de baixar o colesterol alto já foi aprovado no exterior e pode chegar ao Brasil no começo de 2023

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 17/10/2022 às 11:39 | Atualizado em 20/10/2022 às 8:10
Notícia
Pixabay
O colesterol é um lipídio de grande importância para o corpo, quando em níveis normais - FOTO: Pixabay

Uma descoberta revolucionária capaz de baixar o colesterol alto foi revelada à comunidade médica mundial durante o simpósio Mudanças de Paradigma no Controle do LDL.

Vale lembrar que LDL nada mais é que o já conhecido colesterol ruim, que por ter uma baixa densidade no sangue, podendo acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e provocar complicações cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O simpósio ocorreu durante o Congresso Mundial de Cardiologia (World Congress of Cardiology, em inglês), que terminou no último sábado (15), no Rio de Janeiro.

NOVO REMÉDIO PARA BAIXAR COLESTEROL ALTO

O colesterol tem uma função muito importante no organismo, ele é responsável por constituir membranas celulares e e atuar na formação de substâncias importantes, como hormônios.

Porém, quando o colesterol está alto, o transporte de gordura pelo corpo é afetado. Desta maneira, a gordura passa a se acumular nas veias e artérias do corpo, incluindo as do coração.

Por causa disso, muitas pessoas procuram diariamente por soluções eficazes para baixar o colesterol alto.

Foi nesse cenário, que especialistas apresentaram ao mundo a primeira droga de uma nova classe medicamentosa que usa interferência de RNA (RNAi) para aumentar a capacidade do fígado de remover o colesterol ruim do sangue, o LDL.

REMÉDIO PARA COLESTEROL ALTO

Segundo a colunista Cinthya Leite, do Jornal do Commercio, esta descoberta revoluncionária trata-se do inclisiran, cujo nome comercial do produto é Leqvio.

O inclisiran, administrado no consultório como uma injeção subcutânea a cada seis meses, já foi aprovado por autoridades sanitárias, como a FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos.

No Brasil, o medicamento está sendo avaliado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que, por aqui, o remédio esteja disponível já no primeiro semestre de 2023.

"São feitas duas doses ao ano. O medicamento leva a uma redução (das taxas) com excelentes resultados. Os estudos mostram que ele reduz mortalidade e eventos cardiovasculares (infarto e AVC)", disse Roxana Mehran, do Instituto Cardiovascular da Universidade Mount Sinai School of Medicine, em entrevista para o JC.

VALOR DO REMÉDIO PARA BAIXAR COLESTEROL ALTO

O valor do inclisiran é alto, segundo Roxana, levando em conta o preço base do medicamento já aprovado nos Estados Unidos contra colesterol alto.

No país estadunidense, o paciente que desejar o tratamento com o fármaco, precisa desembolsar até US$ 6.000 por ano.

ALIMENTOS PROIBIDOS PARA QUEM TEM COLESTEROL ALTO

Alguns alimentos são muito prejudiciais para o organismo e para a saúde do coração, principalmente para quem tem colesterol alto. 

Por isso, é preciso ter muita atenção quanto à alimentação consumida. A melhor opção é procurar um nutricionista ou nutrólogo que irá avaliar seu caso e indicar as melhores quantidades e opções de refeições.

No entanto, é consenso na comunidade médica que alguns alimentos não devem ser consumidos em excesso. Confira abaixo:

  • Carnes: Carne vermelha gorda, Carne de porco, Carneiro, Cabrito, Frios.
  • Laticínios: Leite Integral, Creme de leite, Manteiga, todos os queijos gordos.
  • Sobremesa: Cremosos, Sorvetes e Doces.
  • Pães e Cereais: Produtos industrializados, Tortas, Bolos, Biscoitos, Pães Caseiros.
  • Gorduras/óleos: Bacon, manteiga, margarina, maionese e frituras.

Comentários