SAÚDE

SINAIS DO AVC: Saiba quais são os sintomas iniciais e como se prevenir contra o AVC

Veja quais os sinais do AVC e como se prevenir

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 25/10/2022 às 11:06 | Atualizado em 25/10/2022 às 11:08
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Mais de 85 mil pessoas sofrem anualmente um derrame cerebral no Reino Unido - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

No próximo dia 29 de Outubro é comemorado o Dia Mundial do AVC, com isso se inicia uma campanha de alerta para o #tempoprecioso, reforçando a importância do rápido atendimento em casos de derrame cerebral. 

Segundo a Organização Mundial do AVC (WSO), um em cada quatro adultos deverá sofrer um acidente vascular cerebral, popularmente chamado de derrame, durante a vida.

Com o tema: 'Minutos podem salvar' (sua independência, sua vida, seu amor, suas memórias, sua mobilidade, etc.) a campanha de 2022 para a prevenção ao AVC tem o objetivo de aumentar a conscientização acerca da doença.

Segundo o neurologista do hospital Mater Dei Santa Genoveva, em Uberlândia, Matheus Ferreira Gomes, as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente, dentre as que mais causam óbito no mund. Com isso, a campanha de conscientização se faz cada vez mais necessária aos pacientes. 

“Um diagnóstico precoce e preciso pode mudar esse desfecho. As campanhas de conscientização são de extrema importância para que os pacientes procurem auxílio médico, tão logo identifiquem sintomas”, enfatiza o médico. 

COMO OCORRE UM AVC?

O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre no paciente quando o suprimento de sangue destinado ao cérebro é interrompido, o que  resulta em danos temporários ou permanentes às células cerebrais.

É possível se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral, todavia aqueles que não conseguem acabam desenvolvendo sequelas ou vão a óbito. O AVC é o principal causador de incapacidades, sendo também, a segunda maior causa de mortes decorrentes de doenças, estima-se que 6,5 milhões de pessoas morrem de AVC por ano.

Segundo informações da Rede Brasil AVC, apenas no mês de julho de 2022, cerca de 8.758 brasileiros morreram de AVC, o que, de acordo com dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, equivale a 11 óbitos por hora.

No primeiro semestre de 2022 foram 56.320 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865).

SINAIS DO AVC: Conheça os Fatores de Risco

A prevenção contra AVC é baseada nos chamados 'fatores de risco'. Ou seja, enfermidades que podem levar a um Acidente Vascular Cerebral.

Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial sistêmica, aumento de gordura no sangue, tabagismo e diabetes.

Logo, a prática de exercício físico regular, dieta balanceada, não fumar/cessar tabagismo, são algumas medidas básicas e que podem evitar o AVC.

“Conhecer os sinais do AVC é fundamental. Minutos podem salvar a vida, fala, mobilidade e independência do paciente. Os sintomas podem se apresentar ao mesmo tempo ou isoladamente, como: perda de força e/ou sensibilidade, perda da visão, alteração da fala, dificuldade de coordenação motora, dor de cabeça intensa, tontura/desequilíbrio. Ao perceber os sintomas, deve-se procurar um serviço médico com urgência”, diz o Neurologista, Matheus Ferreira Gomes.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE AVC E QUAL O TRATAMENTO INDICADO?

O AVC pode ocorrer em dois tipos: O isquêmico e hemorrágico. O primeiro ocorre quando há o entupimento de um vaso, o que leva a um infarto encefálico; Já o segundo, acontece quando há rompimento de um vaso com consequente extravasamento de sangue.

Logo, o tratamento da doença vai depender do tipo de Acidente Vascular Cerebral sofrido pelo paciente.

 “Em comum aos tipos isquêmico e hemorrágico, recomenda-se internação em unidade de tratamento intensivo (UTI) e monitorização contínua dos sinais vitais. Para o AVC isquêmico, caso o paciente chegue em tempo e não tenha contraindicações, pode-se lançar mão de intervenção medicamentosa, com trombolítico (medicamento que vai desentupir o vaso), e/ou mecânica, via trombectomia endovascular. Para o AVC hemorrágico, faz-se necessária uma avaliação para considerar drenagem cirúrgica/correção de aneurisma roto, se for essa a causa”, disse o neurologista.

ATENDIMENTO RÁPIDO É CRUCIAL PARA EVITAR SEQUELAS DO AVC

Um dos passos cruciais para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral é o atendimento rápido. Segundo o Neurologista Matheus Ferreira Gomes, o socorro imediato pode ser crucial na recuperação do paciente, reduzindo possíveis sequelas.

"Assim que o paciente chega ao nosso hospital, passa pela triagem com enfermeiro que, de acordo com a queixa do paciente, iniciará o Protocolo de AVC. O médico de plantão será imediatamente acionado para conferir tempo dos sintomas, chamar o neurologista de sobreaviso, solicitar imagem do encéfalo e exames de laboratório, enquanto a equipe de enfermagem instala monitorização e dois acessos venosos. Imediatamente após o paciente realizar imagem, define-se a abordagem médica direcionada (diferente nos casos de isquemia e hemorragia), e o paciente segue com internação e cuidados específicos”, esclarece Matheus.

Referencia no tratamento do AVC, o Hospital Mater Dei Santa Genoveva foi contemplado na premiação internacional Strokeready, da iniciativa Angels Awards, que reconhece e homenageia equipes dedicadas às práticas relacionadas ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), estabelecendo uma cultura de monitoramento continuada.

Hoje, o complexo hospitalar conta com suporte da equipe de neurologia e neurocirurgia, associado às equipes de radiologia e radiologia intervencionista, 24 horas por dia, estando apto a atendimento de pacientes com suspeita de AVC com alta complexidade.

 CONHEÇA O HOSPITAL MATER DEI SANTA GENOVA 

Em funcionamento a mais 40 anos, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar segue investindo em inovação para responder às demandas das novas gerações. A instituição promove a saúde, em amplo sentido, e mantém a tradição do pioneirismo, desde sua fundação, em 1975.

O hospital é pioneiro em diversas áreas da saúde e conta com um corpo clínico que trabalha com excelência em todas as áreas da medicina, além de uma preocupação ímpar com o bem-estar do paciente.

Em caso de urgências e emergências, ligue (34) 3277-9090 ou (34) 3277-9092.