salário

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM vai ser pago pelo governo LULA? Veja como será o NOVO BENEFÍCIO dos enfermeiros

Suspensão do piso salarial foi criticada por Lula durante campanha eleitoral

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 08/11/2022 às 9:15
RICARDO STUCKERT
Lula tomará posse neste domingo (1º) para um terceiro mandato como presidente do Brasil - FOTO: RICARDO STUCKERT

O ex-presidente Lula (PT) obteve cerca de 60 milhões de votos e venceu a disputa à presidência no último dia 30. Com isso, profissionais da área de saúde estão na expectativa que o petista eleito implemente o piso salarial enfermagem em 2023, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro. 

O principal motivo para a suspensão da lei foi a suposta falta de verbas para as instituições públicas e privadas custearem o piso salarial da categoria.

Após a determinação do ministro Roberto Barroso, Lula publicou uma nota nas redes sociais criticando a decisão: "Sempre defendi que a enfermagem tivesse um piso salarial. O projeto aprovado é do @ContaratoSenado, com relatório do @padilhando, ambos do PT", comentou o presidente eleito.

O reajuste salarial deve beneficiar enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM SERÁ PAGO NO GOVERNO LULA?

A equipe de Lula junto ao vice-eleito, Geraldo Alckmin, está em transição de governo e tanta implementar uma PEC que possibilita transferir dinheiro para os projetos prometidos pela nova gestão. O piso enfermagem está entre eles.

Se aprovado, novos recursos no orçamento do Estado brasileiro serão disponibilizados no próximo ano, o que ajudará a garantir o pagamento da categoria. 

 

Reprodução/Flow
Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo cobra cumprimento de promessa de Lula sobre o piso salarial enfermagem - FOTO:Reprodução/Flow